segunda-feira, maio 18, 2020

Sondagem: "fé" em Benfica campeão enfraquece e FC Porto é aposta da maioria

Após uma longa paragem na I Liga, o FC Porto mantém-se como principal favorito ao título de campeão e até alarga a vantagem sobre o Benfica, segundo uma sondagem. A Liga Nos regressa a 4 de junho, quase três meses desde o último jogo, disputado a 8 de março. O FC Porto é apontado como o principal favorito à conquista do título de campeão e até alarga a vantagem face ao Benfica, indica o barómetro de maio da Intercampus para o Negócios, Correio da Manhã e CMTV. Apesar de faltarem 10 jornadas e dispor apenas de um ponto de vantagem na classificação sobre os "encarnados", o clube da Invicta é visto como o próximo campeão por 39,5% dos inquiridos, ainda assim um valor abaixo dos 43% do barómetro de março. Mas, os "dragões" reforçam a diferença face aos rivais da Luz. O Benfica apenas é apontado como favorito por 27,6%, quando em março esse valor era de 37%. Já o Sporting é o provável campeão apenas para 2,7% dos inquiridos, sendo que em março eram 2% os que apostavam nos "leões". A grande subida verifica-se na categoria "outra resposta/não sabe ou não responde", que passa de 18% em março para 30,2% em maio. A I Liga foi suspensa devido à pandemia de covid-19 após a 24.ª jornada, concluída a 8 de março. A classificação é liderada pelo FC Porto, com 60 pontos, mais um do que o Benfica. O Sporting de Braga é terceiro, a 14 pontos do topo da tabela, e o Sporting é quarto, a 18 pontos dos "dragões".
FICHA TÉCNICA
Universo:População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental.
Amostra: A amostra é constituída por 620 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Sexo (294 homens e 326 mulheres), por idade (137 entre os 18 e os 34 anos; 227 entre os 35 e os 54 anos; e 256 com mais de 55 anos) e região (236 no Norte, 144 no Centro, 168 em Lisboa, 46 no Alentejo e 26 no Algarve).
Seleção da amostra: A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2016) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI).
Recolha da Informação: A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI. Estiveram envolvidos 14 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram entre 5 e 9 de maio.
Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,9%.
Taxa de Resposta: A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 67% (Jornal de Negócios)

Sem comentários: