quinta-feira, abril 09, 2020

Preocupação, Ansiedade, mas também Confiança. Este é o Estado de Espírito da nação

Segundo a última sondagem realizada pela Marktest a propósito da pandemia COVID-19, os portugueses sentem-se preocupados, ansiosos, mas também confiantes. O Estado de Espírito da população portuguesa traduz-se num misto de Preocupação (74%), Ansiedade (42%) mas também Confiança (31%). A pandemia provocada pelo Coronavírus tem condicionado, em muito, o dia a dia dos portugueses. As notícias e as actualizações de informação sucedem-se ao minuto, comunicados e decisões vão sendo tomadas e os números não param de aumentar de forma vertiginosa, aqui e por quase todo o mundo. O Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest tem por objectivo ir acompanhando, ao longo das próximas semanas, as opiniões dos portugueses, os seus comportamentos e as suas percepções face a este momento que o país e o mundo atravessam.
No momento em que o Coronavírus já infetou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo e em Portugal já se contabilizam mais de 3500 infetados, será natural que o sentimento de Preocupação seja aquele que mais marca o estado de espírito dos portugueses. Porém, há que estar atento a outros sinais: 22% dos portugueses manifestam um certo cansaço por todas estas circunstâncias e 17%, uma certa saturação. Mas nem tudo é assim tão negativo, já que 26% apontam a Calma, e 12% ainda conseguem referir a Boa Disposição quando solicitados a indicar os atributos que melhor descrevem o seu atual estado de espírito.
Os resultados da sondagem indicam exitir diferentes estados de espírito entre géneros, idades e até regiões, conforme a tabela abaixo indica:
A presente sondagem foi realizada pela Marktest, através de CAWI (Computer Assisted Web Intereview), junto de uma amostra de 505 inquiridos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo ( 8.250.000). A recolha da informação decorreu entre os dias 24 e 25 de março de 2020. A selecção dos entrevistados, fez-se com recurso a um Access Panel da Marktest. A partir deste Access Painel, procedemos a extrações aleatórias de potenciais entrevistados, de acordo com as regras definidas ao nível da seleção amostral (método de quotas pelas varíaveis género, idade e região Marktest). Para garantir a segurança da comunicação online, a Marktest utiliza um protocolo de segurança que permite salvaguardar a leitura e interceção, por terceiros, dos dados transmitidos no momento do preenchimento do inquérito. Este Access Panel da Marktest encontra-se devidamente registado na C.N.P.D. e a Marktest assegura um controlo rigoroso de qualidade e veracidade da informação registada pelos internautas nele inscritos, bem como na gestão da selecção dos mesmos para as entrevistas que realizamos. A Marktest cumpre com a legislação em vigor, nomeadamente com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) assim como cumprimos integralmente com "28 Questions to Help Buyers of Online Samples" da ESOMAR. Para mais informações, consulte a nossa Politica de Privacidade. A análise destes resultados é da exclusiva responsabilidade da Marktest. Os Índices apresentados decorrem de avaliações feitas pelos entrevistados em perguntas com recurso a escalas de avaliações de 0, nota mínima, e 10, nota máxima, sendo o valor médio obtido convertido para um índice de 0 a 100 pontos. Consideram-se avaliações positivas, todas as respostas cuja nota atribuída numa escala de 0 a 10 se situem entre 6 e 10, e as avaliações negativas entre 0 e 4 (Marktest.com, Abril de 2020)

Sem comentários: