Em sondagem realizada pela Win Gallup International, os portugueses dizem esperar que 2015 seja um ano de dificuldades económicas. "Em comparação com este ano, em sua opinião, o próximo ano será, para o seu país, um ano de prosperidade económica, de dificuldade económica ou permanecerá o mesmo? " Esta foi a pergunta que a Win Gallup International, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, colocou aos habitantes de 65 países do mundo. 42% dos inquiridos a nível global estão otimistas antecipando um ano de prosperidade económica. Pelo contrário, 23% entendem que 2015 será um ano de dificuldades económicas e 32% acham que será igual ao ano transato. Mas estes resultados têm diferenças muito significativas entre os vários países em análise. Se no Nigéria e em Marrocos 80% e 70% dos inquiridos acreditam que este ano será um ano de prosperidade económica, já na Bélgica, Áustria ou França este valor não excede os 6%. Entre os mais pessimistas, estão Malásia e França, países onde 61% e 57% dos inquiridos antecipam dificuldades económicas para este ano. Já entre os que consideram que o ano será semelhante ao anterior em termos económicos, os valores mais elevados foram encontrados entre os entrevistados suecos, com 63%. Portugal está entre os 20 países mais pessimistas, com 16% a considerar que 2015 será um ano de prosperidade económica, 44% a entender que será de dificuldades económicas e 39% a pensar que se manterá igual ao ano anterior. O mapa representa a opinião dos que entendem que 2015 será um ano de prosperidade económica, onde podemos constatar que em África e na Ásia o otimismo supera os valores médios. Em termos de continentes, confirmamos esta mesma constatação e vemos como é na Europa ocidental que mais pessimistas se mostram os entrevistados, com apenas 12% a considerar que 2015 será um ano de prosperidade, face a 40% que antecipam dificuldades económicas e 44% que entendem que as condições económicas se manterão. O estudo da Win Gallup foi realizado entre Outubro e Novembro de 2014, junto de uma amostra de 64 909 entrevistados, residentes em 65 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 1000 indivíduos com 18 e mais anos. A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes (fonte: Marktest.com, Fevereiro de 2015)