Uma análise dos dados da MediaMonitor relativos ao primeiro semestre do ano, mostra como apenas 12 anunciantes são responsáveis por mais de um quarto do investimento publicitário realizado em Portugal a preços de tabela. Em Junho de 2011, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,9 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma quebra mensal de 6.8% mas uma subida homóloga de 0.8%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Junho de 2011 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação verificada em Junho).

Em Junho, o Modelo Continente manteve a liderança na tabela dos maiores investidores em publicidade, responsável por um share of voice de 4.6% face ao total do mercado publicitário e de 12.6% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever-JM também manteve a segunda posição, responsável por 3.1% do investimento publicitário total e por 8.5% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Junho. A Lactogal está na 3ª posição, com um share of voice de 2.5% face ao total do mercado publicitário e de 6.7% face ao total dos 20 mais.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 36.8% do valor publicitário registado em Junho de 2011, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 10 empresas da área do grande consumo, 5 das telecomunicações e 5 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 89.9% dos seus budgets. Ao outdoor destinaram 4.8% dos montantes, à imprensa atribuíram 3.2%, ao cinema dirigiram 1.1% e à rádio 1.0%. No primeiro semestre do ano, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 75.3%. A imprensa captou 13.7% dos montantes totais, cabendo 11.0% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor. Neste primeiro semestre, o Modelo Continente foi quem mais investiu a preços de tabela, responsável por 5.1% do bolo publicitário. A Unilever-JM foi o segundo investidor, com um share of voice de 3.2% e a Procter & Gamble o terceiro, com 3.0% do total. No seu conjunto, os 12 maiores anunciantes do semestre colocaram 26% dos montantes publicitários globais. Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 30 de Abril de 2011 (fonte: Marktest.com, Agosto de 2011)
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