domingo, agosto 21, 2011

Líbia: filho de Kadafy rendeu-se

Segundo o Publico, "nas últimas horas avolumam-se os indícios de poderá estar para breve a queda do regime de Muammar Khadafi depois de, na madrugada passada, os rebeldes terem conseguido infiltrar-se em Trípoli, ainda há poucos dias considerado o bastião impenetrável do coronel líbio, há 41 anos no poder.
23h15 - Al Jazira avança que Mohammed Khadafi, o filho mais velho de Muammar Khadafi, se rendeu às forças da oposição.
23h12 - Khadafi fez um segundo apelo aos líbios para “salvarem Trípoli” da ofensiva dos rebeldes, numa mensagem áudio transmitida na televisão líbia. “É uma obrigação de todos os líbios. É uma questão de vida ou de morte”, disse Khadafi, que já tinha feito um primeiro apelo ao final da tarde, quando os rebeldes entraram na capital.
23h10 - O correspondente da BBC que está a acompanhar o progresso das operações em Trípoli, Matthew Price, escreve que “os rebeldes e as forças da oposição sentem claramente que o momentum é firmemente deles – acreditam claramente que estão à beira de destronar o coronel Khadafi”. “Parece-me muito difícil de acreditar que tenham vontade de negociar”, observa.
23h06 - Moussa Ibrahim, porta-voz de Khadafi, disse na televisão líbia que o regime está disposto a negociar e fala de 1300 mortos em 11 horas de combate em Trípoli. “Os hospitais não conseguem dar conta do afluxo de feridos. O balanço humano é inimaginável.”
23h04 - “Temos a confirmação da informação de que os homens capturaram Saïf al-Islam. Demos instruções para que ele seja bem tratado, a fim de poder ser julgado”, declarou Moustapha Abdeldjeïl, chefe do Conselho Nacional de Transição, citado pelo Le Monde.
22h51 - A situação na Líbia é “muito fluída”, segundo a porta-voz da NATO, Oana Lungescu. “Quanto mais cedo Khadafi perceber que não pode vencer esta guerra contra o seu próprio povo, melhor. Ele é o único que é responsável por iniciar o conflito e deve poupar o seu povo mais a derramamento de sangue.”
22h45 - Reacção do governo britânico: “As cenas que estamos a testemunhar em Trípoli tornam evidente que o fim de Khadafi está próximo. Ele cometeu crimes terríveis contra o povo da Líbia e deve sair agora, para evitar mais sofrimento para o seu povo”.
22h41 - Os rebeldes líbios anunciaram que os guardas presidenciais de Muammar Khadafi se renderam e o filho Saif al-Islam foi detido. Informações que não foram ainda confirmadas, mas que acontecem numa altura em que as forças da oposição avançam para o centro da capital.
22h40 - Segundo a televisão Sky, as forças vindas de oeste estão aproximar-se do centro da cidade sem enfrentarem resistência e muitos líbios festejavam nas ruas.
22h39- Ao cair da noite, a Associated Press, que tem repórteres a acompanhar estas movimentações dos rebeldes, adiantou que a periferia ocidental da capital tinha sido tomada. As forças que entraram nos subúrbios de Janzour são as mesmas que, apenas horas antes, estiveram envolvidas num breve tiroteio com a unidade de elite comandada pelo filho de Muammar Khadafi, a 32.ª Brigada. Os quartéis da Brigada Khamis, como também é conhecida essa unidade, “estão firmemente nas mãos dos rebeldes”, garantia um produtor da BBC no terreno. Estas instalações ficam a 30 quilómetros de Trípoli"

Sem comentários: