
Menos de 30% no Porto
O grande destaque dos dados estatísticos relativos ao segundo trimestre deste ano do INAC encontra--se na Invicta, cidade onde a TAP pela primeira vez registou uma quota inferior aos 30%, tendo visto a diferença face à Ryanair agravar-se dez pontos percentuais no primeiro trimestre para 11 no segundo. Já no ano passado, e no segundo trimestre, a TAP ostentava 33% do mercado do Aeroporto Sá Carneiro e era ainda líder do mesmo. Acabou ultrapassada pela Ryanair nos últimos três meses de 2010, estando desde então em perda constate de quota. Cruzando os dados de quotas de mercado em passageiros neste aeroporto com o total de passageiros registados no mesmo, constata-se que a companhia portuguesa terá transportado pouco mais de 444 mil passageiros de/para o Porto entre Abril e Junho últimos, contra os quase 620 mil passageiros da Ryanair na mesma infra-estrutura.
Lisboa e Funchal resistem
É no aeroporto da capital e da Madeira que a TAP mantém a liderança, ainda que neste último a guerra pelo mercado esteja a delapidar um pouco a quota da transportadora aérea a privatizar este ano. Entre Abril e Junho de 2011, a TAP conseguiu 33% da quota de passageiros de/para Funchal, contra os 14% da easyJet e os 6% da Thomsonfly e da Air Berlim. No segundo trimestre de 2010, a TAP contava com uma quota de 34% contra os mesmos 14% da easyJet. Já em Lisboa, a companhia portuguesa mantém a liderança intacta, continuando acima dos 50% do total de passageiros. Entre Abril e Junho, a transportadora aérea portuguesa conseguiu 57% de quota de mercado, contra os 9% da easyJet - valores em linha com os registos de trimestres anteriores na Portela. Contas feitas, nunca como no segundo trimestre deste ano as companhias low cost estiveram tão próximas da TAP. No gráfico abaixo veja a evolução da diferença, pelas contas do i tendo por base os dados do INAC” (texto do jornalista Filipe Paiva Cardoso, do Jornal I, com a devida vénia).
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