segunda-feira, setembro 13, 2010

Jornalismo: "USA Today" despede 130

Li aqui a notícia que "David Hunke, editor do segundo maior jornal dos EUA, anunciou hoje que a empresa deverá demitir cerca de 9% dos seus funcionários em Setembro. A notícia está a ser avançada pela Associated Press, que diz não saber quais os departamentos que mais sofrerão com esta decisão da empresa, que apelida da mais radical já utilizada pelo grupo em 28 anos de existência. O USA Today tenta combater a perda de publicidade que tem vindo a sentir. É que durante o segundo trimestre deste ano foram vendidas metade das páginas publicitárias que em igual período em 2006. O jornal está ainda a preparar alterações a nível editorial e já adiantou que vai deixar de se organizar por secções - desporto, dinheiro, vida e notícias - e que vai passar trabalhar por ‘anéis de conteúdo', que serão coordenados por editores autónomos. No mesmo sentido, o papel vai perder força e os conteúdos on-line vão estar no centro das preocupações do diário norte-americano. "Temos de ir de encontro à audiência", referiu o editor-executivo John Hillkirk à Associated Press. "Se as pessoas estão loucas atrás do iPad, do iPhone ou de outros dispositivos móveis, temos de estar lá com o conteúdo que elas querem, no momento que elas quiserem". No caso do iPad, o tablet da Apple está a criar nos media a expectativa de novas assinaturas e receitas publicitárias. Hunke frisou que a integridade editorial do jornal não será afectada, referindo que "não vejo problema em procurar novas estratégias que funcionem para os anunciantes. Se assim o fizermos teremos um futuro próspero."

Sem comentários: