


Com o título "A imaginação nunca navegou tão ao largo", escreve a jornalista do Publico Ana Rita Faria: "Não é o maior cruzeiro do mundo, mas quase. E quer ser o mais divertido, livre e inovador. Ana Rita Faria embarcou a bordo do Norwegian Epic, o último gigante que se fez ao mar e que só vem para o Mediterrâneo no próximo ano, após uma paragem nos Açores Quando vemos um gigante com 19 andares, 329 metros de comprimento e 153 mil toneladas à espera no porto, pensamos que nada mais será capaz de nos surpreender depois de embarcar. Ainda para mais quando a indústria dos paquetes turísticos já atingiu há muito a velocidade de cruzeiro. Hoje há navios para todas as idades, géneros, estados civis e preferências sexuais. Seria justo pensar que não há mais nada para inventar. Já existe até um Oasis of the Seas, o maior cruzeiro do mundo, que transporta seis mil passageiros. Quem ousaria ir mais além? Em tamanho, ninguém, pelo menos por enquanto. Mas no que toca a imaginação, os dados estão lançados.Com capacidade para 4100 passageiros e 1700 tripulantes, o Norwegian Epic tornou-se o último dos gigantes a dar entrada nos mares. Tal como os outros mega-cruzeiros da Royal Caribbean ou da Carnival assombra pela imponência. Mas é na inovação que a nova estrela da companhia Norwegian Cruise Line (NCL) centrou as apostas para conquistar clientes. É o primeiro navio a oferecer quartos para passageiros solitários, lado a lado com o maior complexo exclusivo de villas e suites de luxo. Tem o maior spa a bordo de qualquer cruzeiro, os maiores escorregas num parque aquático, o único bar de gelo em alto mar. E todos os ingredientes para fazer com que cada noite a bordo seja diferente da anterior.Os mais de 20 restaurantes e os 20 bares fazem do Norwegian Epic uma espécie de Las Vegas flutuante. Há um clube de jazz e blues, uma discoteca ao ar livre e espectáculos imperdíveis como os Blue Man Group e o Cirque Dreams & Dinner, um espectáculo circense à mesa do jantar. Tudo envolto numa filosofia de liberdade, em que as obrigações existem para ser deixadas em terra.Não há limitações de horários para as refeições, muito menos exigência de fato e gravata ou de vestido de cetim para se sentar à mesa. Em vez dos típicos buffets gigantes ao almoço e jantar que são comuns em muitos cruzeiros, o Epic incluiu na tarifa as refeições em 11 dos 21 restaurantes a bordo. Italiano, japonês, rodízio brasileiro, chinês e francês são apenas algumas das ofertas à disposição.Em termos de itinerários, mantém-se a aposta que é comum a outros gigantes dos mares: Caraíbas e Mediterrâneo. Até Abril de 2011, o Epic irá oferecer viagens de sete noites pelas Caraíbas Orientais, com paragens em Saint Martin, nas Ilhas Virgens norte-americanas e nas Bahamas. No circuito pelas Caraíbas Ocidentais, os pontos de paragem são a Riviera Maya e Cozumel (no México) e as Honduras. Os dois itinerários estão disponíveis a partir de 599 euros por pessoa, a que se tem de somar a viagem para Miami.Só quando se aproximar o Verão do próximo ano é que a nova estrela da NCL virá para o Mediterrâneo, com uma série de 22 cruzeiros de sete noites com partida de Barcelona, desde 649 euros. As paragens incluem Livorno, Civitavecchia e Nápoles, em Itália, e a ilha espanhola de Maiorca. Mas o Norwegian Epic tem também Portugal na sua rota.Em Maio e Outubro do próximo ano, ou seja, quando o Epic sair de Miami em direcção ao Mediterrâneo e depois quando regressar ao território norte-americano, os Açores vão receber a visita do cruzeiro. Ponta Delgada é mesmo a única escala do cruzeiro de 11 noites que sai de Miami a 7 de Maio e será também o primeiro ponto de paragem na viagem de 13 noites que parte de Barcelona a 23 de Outubro com destino aos EUA"l. Leia aqui a reportagem na íntegra desta jornalista.
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