terça-feira, abril 07, 2009

Reconversão Urbanística do Cais Norte do Porto do Funchal

O projecto de Reconversão Urbanística do Cais Norte do Porto Funchal vai requalificar o antigo Parque de Contentores (transferido para o Caniçal), permitindo a recuperação de uma área nobre da cidade, onde se substitui o “paredão” de contentores que ali se encontrava, por um espaço de recreio e lazer com zonas de animação, jardins e passeios. Fisicamente ligada ao mar, ao emblemático Parque de Santa Catarina e à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, deste cedo que a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento decidiu que para aquela zona, do ponto de vista urbanístico, todos os cuidados seriam imprescindíveis. Avaliados a nível nacional e internacional, os vários arquitectos com experiência no tratamento deste tipo de áreas, a escolha recaiu em Manuel Salgado, atendendo à sua experiência em tratamentos de espaços semelhantes, nomeadamente a EXPO 98-Parque das Nações.
O PROJECTO
Respeitando os apertados condicionamentos de segurança exigidos pela actividade dos cruzeiros, o projecto de Reconversão Urbanística do Porto do Funchal tem previsto a criação de um parque de estacionamento para 500 viaturas, na cota inferior à Avenida Sá Carneiro, trazendo para o plano superior toda a actividade de animação, recreio e lazer. Uma solução que apresenta várias vantagens:
- Permite criar uma separação natural – através de diferentes cotas – entre as actividades de cruzeiro e de lazer evitando, ou pelo menos reduzindo drasticamente, a colocação das barreiras físicas, sempre visualmente desagradáveis, que as medidas de segurança impõem;
- Assegura que a Avenida Sá Carneiro passe a ter um perfil semelhante à Avenida do Mar, com quatro faixas de rodagem (duas em cada sentido), introduzindo-lhe uma dignidade acrescida, com claros reflexos na performance económica do projecto;
- Garante que o tráfego pedonal da Avenida Sá Carneiro, quer dos turistas que desembarcam
na “Pontinha”, quer de quem desce a Carvalho Araújo, possa desfrutar dum amplo passeio arborizado ou, em alternativa, optar pela passagem por uma ampla praça, mais próxima do mar e livre de automóveis.
O projecto de Reconversão Urbanística do Porto do Funchal vai ainda permitir a concentração do comércio e dos serviços num único edifício que, a Norte, estará separado das faixas de rodagem por amplos passeios e jardins e que, a Sul, está isolado do Cais de acostagem por uma ampla praça que goza de dimensão e vistas únicas no Funchal. Serão ainda mantidas as zonas de apoio ao exercício das actividades náuticas, criando-se condições para que a sua prática se possa concretizar com mais conforto e segurança. A actividade de “varadouro de reparação de embarcações” será transferida para outro espaço. Em concreto, para junto do Parque Desportivo de Água de Pena. O projecto de Reconversão Urbanística do Porto do Funchal foi, pois, cuidadosamente estudado e planeado de forma a introduzir na cidade uma área de grande qualidade urbanística.

Sem comentários: