terça-feira, novembro 18, 2008

Educação: Sócrates garante que será sensível às críticas!!!

Li na SIC que "o primeiro-ministro José Sócrates declarou que a avaliação dos professores é para manter, mas que será "sensível às críticas" sobre burocracia e carga de trabalho inerente ao sistema, procurando melhorá-lo através do diálogo com "todos os sectores". Em declarações aos jornalistas, José Sócrates frisou que "a ministra da Educação (Maria de Lurdes Rodrigues) está neste momento num processo de diálogo com várias individualidades ligadas ao sector educativo - pessoas que estão a fazer a avaliação no terreno (nas escolas), para identificar os problemas e para tentarmos minorar esses mesmos problemas", disse. O primeiro-ministro garantiu depois que o objectivo do Governo é melhorar "os aspectos que porventura estejam a correr menos bem" no processo de avaliação". Veja aqui o video da SIC com declarações de Sócrates sobre este assunto.
***
"Modelo adoptado em Portugal ainda não é praticado na maioria dos países europeus". Com este título a jornalista do Publico, Clara Viana escreve que "as questões mais contestadas no actual sistema de avaliação dos professores portugueses não estão presentes nos modelos em vigor na maioria dos países europeus, revela um estudo comparado - Responsabilidades e Autonomia dos Professores na Europa - publicado em Setembro passado pela rede Eurydice, criada pela Comissão Europeia.Este estudo mostra também que, apesar da sua expressão minoritária, questões como a avaliação entre pares, a influência dos resultados dos alunos ou uma maior correlação desta com a progressão na carreira vão de par com o que se poderá designar de "ar dos tempos". Portugal poderá, contudo, ter posto o carro à frente dos bois. Esqueceu o pano de fundo que justifica e sustenta estas novas tendências - a crescente autonomia das escolas, um sector onde continua amplamente deficitário, como mostra também outro estudo da Eurydice de Dezembro passado".
***
Ferreira Leite desaconselha "reformas contra classes profissionais"
***
António Vitorino propõe criação de comissão de sábios para avaliar o processo de avaliação
***
Mário Nogueira não aceita comissão de sábios - Esta manhã, na Assembleia da República, Mário Nogueira reiterou a importância do documento que hoje vai ser entregue ao Governo. A plataforma sindical de professores quis alertar os deputados para a os argumentos da luta dos professores (veja aqui o video da RTP sobre este assunto)

Sem comentários: