sexta-feira, novembro 28, 2008

Crescimento Rápido da Influência dos Blogues na Imprensa Escrita

Li aqui que a Cision "documenta um rápido crescimento da influência da blogosfera na imprensa escrita de topo, o que considera tornar necessário o desenvolvimento de fortes relações entre os media tradicionais e bloggers. No seu relatório, a Cision fornece números que demonstram claramente a influência crescente dos blogues nos media mainstream. Um estudo das vinte publicações de topo dos EUA demonstra que no decurso dos últimos cinco anos o número de citações de blogues e bloggers aumentou cerca de 16 vezes. No período de um ano, terminado a 30 de Junho de 2008, as menções de blogues ou bloggers ascendeu às 16.066, enquanto que em 2004 se tinham verificado apenas 795 vezes e em 2005 se puderam contar 2.179 menções do tipo.


«Este espectacular crescimento na influência dos blogues magnifica a importância da utilização de bom senso quando se contacta bloggers», afirma Peter Granat, vice-presidente executivo da Cision. «Conhecer o blogger e a sua especialidade é o elemento crítico para o sucesso de uma campanha de relações com a blogosfera. Enquanto muitos blogues são bastante visíveis por mérito próprio, a crescente influência junto dos media mainstream aumenta a sua importância.» Um outro estudo confirma o crescente alcance dos blogues. A Brodeur Partners, empresa de comunicação e relações públicas, numa pesquisa realizada em Janeiro chegou à conclusão de que 57 por cento dos 178 jornalistas contactados declararam ler blogues pelo menos duas ou três vezes por semana, enquanto 18 por cento afirmam usar pelo menos uma hora diária na leitura de blogues. A pesquisa da PRWeek / PR Newswire Media Survey revela que quase 40 por cento dos jornalistas participantes utilizam os blogues para encontrar tópicos, 30 por cento deles utilizam-nos para encontrar especialistas e perto de 58 por cento utilizam os blogues para aferir sentimento. «À medida que as histórias originadas na blogosfera começam a penetrar as revistas e jornais, os benefícios do desenvolvimento de relações com os bloggers continuam a crescer», diz Granat. As publicações abrangidas pelo estudo da Cision são: Arizona Republic, BusinessWeek, Chicago Tribune, Cosmopolitan, Dallas Morning News, Entertainment Weekly, Esquire, Financial Times, Houston Chronicle, InStyle, Los Angeles Times, Money, Newsweek, New York Times, People, Time, USA Today, Vanity Fair, Wall Street Journal e Washington Post«Este espectacular crescimento na influência dos blogues magnifica a importância da utilização de bom senso quando se contacta bloggers», afirma Peter Granat, vice-presidente executivo da Cision. «Conhecer o blogger e a sua especialidade é o elemento crítico para o sucesso de uma campanha de relações com a blogosfera. Enquanto muitos blogues são bastante visíveis por mérito próprio, a crescente influência junto dos media mainstream aumenta a sua importância. Um outro estudo confirma o crescente alcance dos blogues. A Brodeur Partners, empresa de comunicação e relações públicas, numa pesquisa realizada em Janeiro chegou à conclusão de que 57 por cento dos 178 jornalistas contactados declararam ler blogues pelo menos duas ou três vezes por semana, enquanto 18 por cento afirmam usar pelo menos uma hora diária na leitura de blogues. A pesquisa da PRWeek / PR Newswire Media Survey revela que quase 40 por cento dos jornalistas participantes utilizam os blogues para encontrar tópicos, 30 por cento deles utilizam-nos para encontrar especialistas e perto de 58 por cento utilizam os blogues para aferir sentimento. «À medida que as histórias originadas na blogosfera começam a penetrar as revistas e jornais, os benefícios do desenvolvimento de relações com os bloggers continuam a crescer», diz Granat. As publicações abrangidas pelo estudo da Cision são: Arizona Republic, BusinessWeek, Chicago Tribune, Cosmopolitan, Dallas Morning News, Entertainment Weekly, Esquire, Financial Times, Houston Chronicle, InStyle, Los Angeles Times, Money, Newsweek, New York Times, People, Time, USA Today, Vanity Fair, Wall Street Journal e Washington Post. Sobre este tema li aqui que "responsabilidades maiores, novas tarefas, mais preocupação com questões comerciais: estas foram algumas das mudanças provocadas pelas novas tecnologias na prática jornalística, revelou o estudo "2008 PRWeek/PR Newswire Media Survey", realizado pela PR Newswire, empresa que fornece conteúdos corporativos para jornais. Para a pesquisa, foram entrevistados 1.231 jornalistas da mídia impressa, TV, rádio e plataforma online americanas. Do total de entrevistados, 57% disseram que hoje sofrem maior cobrança para produzir mais do que há cinco anos, e 56% afirmaram que produzem material para outras plataformas de comunicação além daquela para a qual foram contratados. Atualmente, 39% dos repórteres de jornais impressos recebem algum tipo de cobrança para contribuir com a versão online da publicação em que trabalham.
O impacto das tecnologias - Na opinião de 67% dos entrevistados, nos próximos três anos haverá declínio na circulação impressa e aumento do foco na internet; neste mesmo período, acreditam 38%, as equipes jornalísticas serão reduzidas. Apesar da previsão negativa para a indústria, poucos repórteres acham que a publicação em que trabalham irá acabar: 63% deles acreditam que, "por um período indefinido", os veículos de comunicação que os empregam continuarão com a mesma estrutura que têm hoje.
Como eles se vêem - Quando solicitados a identificar o aspecto mais importante de seu trabalho, 91% dos jornalistas afirmaram ser "tornar a publicação onde trabalham um sucesso, ao criar conteúdo atraente para a audiência". O fator "educar e informar as massas" foi pouco mencionado, o que sugere uma maior atenção dos profissionais nas redações a questões comerciais. Com relação ao público, 73% deles responderam que a opinião pública referente aos jornalistas piorou nos últimos cinco anos; 52% acreditam que o público tem uma opinião negativa sobre eles.
Assessores - Quase 90% dos entrevistados têm o e-mail como método preferido de contato com assessorias de imprensa; pouco menos de 7% preferia nem ao menos ser contatados por assessores. Cerca de 86% dos blogueiros declararam que recebem informações de assessorias de imprensa e, segundo eles, apenas 24% destas informações resultam em matérias".

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