segunda-feira, novembro 24, 2008

Madeira Livre: editorial de Jaime Ramos a "lascar"

É esse o termo: um editorial de Jaime Ramos a "lascar". Na nova edição do boletim do PPD/PSD da Madeira - o "Madeira Livre" - que até final desta semana estará em distribuição. O "Ultras" antecipa-se e divulga esse texto intitulado "Palhaçada": "Os nossos irmãos açorianos são governados desde 1996 pelo sistema socialista português. Em 1996, quando estes assumiram o Poder nos Açores, o PIB da Região até então governado pelo Partido Social Democrata era de 60% do de Portugal e a inflação era de 2%, assim como o desemprego era de 3%. Passados 12 anos de desgovernação de César, o ex-funcionário do Partido Socialista em Lisboa, enviado para a sua Terra Natal, os açorianos entraram num ciclo de decadência sócio-económica. O PIB passou a ser em 2007 de 55% do de Portugal, a inflação de 3% e o desemprego de 6%.
Se considerarmos as centenas de milhões de euros que receberam da UE, aliados aos milhões de euros que Sócrates roubou à Madeira para dar aos Açores, verifica-se que a política que prevaleceu foi a do subsídio e do amigo e não a do crescimento económico e social. Ao contrário do que se verifica na Região Autónoma da Madeira, onde o Governo Social Democrata soube aproveitar bem os Fundos Europeus, e por tal teve um crescimento económico de 1996 a 2008 de 60% para 78% do PIB Português, que levou a Região a sair do objectivo 1, os Açores mantêm-se nesse objectivo, que é o mesmo que dizer em estagnação e pobreza sócio-económica.
É esta a política que defendem os Socialistas Madeirenses, em especial um seu novo “quadro incompetente”, que ao serviço de uma Associação Empresarial conseguiu “servir-se” e não servir os seus associados, pois o que pretendem é que se gaste os fundos em subsídios e não em investimentos reprodutivos. A UE, apercebendo-se desta estratégia “saloia” dos socialistas dos Açores, que têm um aliado na Madeira, que já é apelidado de Representante dos Açores na nossa Região, vai em 2009 tomar medidas no sentido de inverter esta política. Não faz sentido algum que sejam premiados aqueles que investem mal, aqueles que não crescem economicamente e socialmente e que querem manter os estados de pobreza e estagnação, como foi o caso dos Açores.
Quem foi penalizado pela UE foram aqueles que investiram na diminuição das assimetrias, no investimento industrial, na modernização das áreas sociais e económicas e que ultrapassaram o objectivo 1, como foi o caso da Madeira. O Povo sempre disse e diz que não se deve dar “peixe” a quem tem fome, mas sim uma cana para pescar.
O que fizeram os Socialistas dos Açores foi dar peixe ao Povo e não ensinar-lhes a pescar nem lhes dar meios para tal.
O que vai acontecer, e já acontece, é que em 2013 os Açores vão estar socialmente e economicamente iguais a 1976. Os resultados eleitorais de Outubro último já demonstraram a revolta, o malogro em que estes caíram em votar no Partido Socialista.
Vejamos, num número de 100% de eleitores, apenas votaram 46,7% e destes 46,7% que exerceram o seu direito de voto, o PS apenas teve 49,9% de votantes. Obtiveram uma maioria – através de uma Lei Eleitoral feita à medida, com apenas 23,30% dos eleitores açorianos, e tendo menos quase 1% de votantes que toda a oposição.
Uma vitória amarga, falsa, que demonstra o fracasso das políticas socialistas, mesmo “roubando” dinheiro à Madeira - aos Madeirenses e Porto-santenses - para dar às políticas subsidiadas dos açorianos.
É nos Açores que se regista o maior número de famílias e pessoas que recebem o Rendimento Mínimo de Inserção. É preciso que o Povo da Madeira saiba que, mesmo roubando aos Madeirenses para dar aos açorianos, estes continuam com um PIB inferior, com um desemprego superior, com uma inflação superior e com perspectivas de futuro muito negras! Mais uma “Palhaçada” da dupla Sócrates/César à custa dos dinheiros que são “roubados” ao Povo da Madeirense".

Sem comentários: