sexta-feira, novembro 28, 2008

Educação com 110 horas de informação regular na televisão

Entre 1 de Janeiro e 25 de Novembro de 2008, foram 2994 as peças noticiosas da RTP1, RTP2, SIC e TVI que tiveram a educação como tema, ocupando um total de 109 horas e 52 minutos dos serviços regulares de informação destes canais, excluindo portanto eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema. A RTP1 foi, neste período, o canal que veiculou mais notícias sobre este assunto e o que lhe deu maior espaço no alinhamento dos seus jornais.

No primeiro trimestre do ano foi quando mais matérias sobre educação foram divulgadas nos serviços regulares de informação destes canais, com 936 notícias sobre o assunto. Também neste trimestre o tema mereceu maior espaço em grelha, com cerca de 35 horas de informação regular.


O tema da educação representou, no período em análise, 3.8% do total de notícias emitidas por estes canais e 4.8% da sua duração. A RTP1 foi também o canal onde as matérias relacionadas com a educação foram mais relevantes em número de notícias, pois estas representaram 4.5% das matérias divulgadas pelo canal, ao passo que a RTP2 foi aquele onde este tema teve maior relevância em duração da informação transmitida, representando 5.3% da duração total da sua informação regular.

A relevância deste tema foi maior no último período em análise. De 1 de Outubro a 25 de Novembro, as 757 notícias veiculadas sobre educação, que tiveram cerca de 30 horas de duração, representaram 5.6% do total de matérias emitidas por estes canais neste período e 7.6% da sua duração. Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 25 de Novembro de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). (fonte: Marktest.com, Novembro de 2008)

Sem comentários: