quinta-feira, novembro 20, 2008

Imprensa Médica: títulos mensais com maior penetração

Segundo os resultados de um Estudo de Audiência de Imprensa Médica, realizado pela Novadir, 89% dos clínicos inquiridos declaram ter o hábito de ler ou folhear títulos da Imprensa Médica semanais/ quinzenais, sendo maior a penetração junto dos médicos com mais de 20 anos de prática clínica. Neste segmento de títulos especializados - jornais semanais/quinzenais ligados à área médica, o Tempo Medicina é o Jornal de maior cobertura máxima e de audiência média, contudo o Jornal Médico de Família destaca-se por um maior índice de fidelidade (audiência média vs cobertura máxima). Relativamente às Publicações Mensais, segmento de maior penetração de leitura, o destaque é para a Revista da Ordem dos Médicos, com a maior cobertura máxima, audiência média e índice de fidelidade. A Revista Portuguesa de Clínica Geral é o título bimestral de maior audiência média e o Mundo Médico a de maior índice de fidelidade.

Taxa de crescimento de utilização regular da Internet, de 2007 para 2008, por parte dos Clinicos Gerais, é de 27% - Segundo este estudo, há uma maior afinidade dos médicos inquiridos pelos títulos generalistas semanais (revistas ou jornais): 86% de penetração de leitura face a 77% de penetração de leitura de jornais diários. No que concerne aos meios rádio e televisão, a penetração destes meios é similar (98%), contudo verifica-se um hábito de ouvir mais frequentemente rádio (94% ouve rádio todos ou quase todos os dias) face a uma frequência diária ou quase diária de 91% de ver televisão.

Já no que diz respeito à Internet, 78% dos médicos inquiridos acede regularmente a esse meio, sendo de 87% de utilização pelos médicos especialistas hospitalares face a 74% dos Clinicos Gerais, verificando-se um crescimento da taxa de utilização em 27%. A maioria dos médicos acede à Internet essencialmente para fins profissionais e para formação pessoal, sendo a Medicina o tema de maior interesse, seguindo-se a ciência e as notícias. (fonte: Marktest.com, Novembro de 2008)

Sem comentários: