terça-feira, julho 29, 2008

Optimus lidera publicidade no semestre

Entre Janeiro e Junho de 2008, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 14,6 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representa uma quebra de 29.1% face ao semestre homólogo de 2007. Mas esta situação relaciona-se com o facto do período de recolha de informação relativa a 2008 não estar ainda concluído (ver nota da situação verificada em Junho) e devido à presença de menos um operador de outdoor. Na televisão, rádio e imprensa observaram-se pequenos aumentos (de 1.1%, 5.2% e 2.2% respectivamente) face ao primeiro semestre de 2007, enquanto no cinema e no outdoor se registaram quebras (de 19.1% e de 32.2%) no númeo de inserções. A Optimus foi o maior investidor do semestre, com um share of voice de 3.2% face ao total do mercado publicitário e de 8.8% face ao total dos 20 maiores anunciantes do período. A Unilever-JM ficou em segundo lugar da tabela de maiores anunciantes, com um share of voice de 3.1% face ao total do mercado publicitário e de 8.5% face ao total dos 20 mais. O Modelo Continente ocupou a terceira posição, com 3.1% do total e 8.4% dos 20 maiores anunciantes do primeiro semestre. No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 36.5% do valor publicitário registado entre Janeiro e Junho de 2008, em preços de tabela.

A indústria da alimentação foi o sector de actividade que mais investiu em publicidade durante o primeiro semestre, responsável por 10.9% do total investido no período. A higiene pessoal foi o segundo sector a colocar mais publicidade, 9.8% do total, e a indústria automóvel foi o terceiro sector mais activo no mercado publicitário, com 9.5% dos montantes globais.

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2008 (fonte: Marktest.com, Julho de 2008).

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