segunda-feira, julho 28, 2008

Madeira destino do turista sénior europeu

De uma forma geral, o turista característico da RAM é caracterizado essencialmente por ser na maioria dos casos Europeu, procurar qualidade hoteleira e apresentar como motivação turística principal, o lazer. O turista da RAM apresenta também, na generalidade, um grau etário médio/elevado e uma tendência para estadias mais longas. No entanto, o perfil do turista habitual sofre ligeiras variações conforme o tipo de época. Enquanto que durante a época baixa este caracteriza-se por ser predominantemente oriundo da Europa do norte e ser mais sénior; durante a época alta, essencialmente no verão, caracteriza-se por ser originário da Europa ocidental, como França, Espanha e Portugal, sendo também um pouco mais jovem e familiar.

Os turistas do Reino Unido têm vindo a ser substituídos por portugueses e outras nacionalidades

No que respeita ao ritmo de crescimento do número de dormidas em estabelecimentos hoteleiros, na RAM, no período 1999-2007, tem evoluído a uma taxa de 2.9%, um valor bastante abaixo à evolução registada em número de hóspedes entrados, no mesmo período. A análise histórica do número de dormidas, permite identificar que, em média, cerca de 50% das mesmas foram efectuadas por turistas do Reino Unido e da Alemanha, apresentando Portugal também uma quota significativa, de cerca de 13% a 15% das dormidas registadas. No entanto, todos estes mercados têm apresentado comportamentos distintos ao nível das taxas de crescimento no período 1999-2007.

A estadia média do turista da RAM apresenta tendência para redução

Como referido, o turista da RAM apresenta uma estadia média elevada face a destinos concorrentes e às médias registadas em Portugal continental. Tal facto é resultado de um conjunto de factores, designadamente a insularidade do destino, as acessibilidades e a disponibilidade para férias mais longas por parte do seu turista principal, o turista sénior. Assim, a estadia média caracteriza-se por ter mantido os níveis elevados durante os últimos anos, não obstante o decréscimo, dos 6.9 dias, em 1999, para os 6.2, em 2007. Ao analisarmos a estadia média por mês, verifica-se que Janeiro representa um pico anual (7.1 em 2007), decrescendo posteriormente para os valores mais baixos do ano, atingindo um dos seus mínimos em Abril (5.7 em 2007). Na época alta do verão, entre Junho a Setembro, regista-se também na RAM um crescimento da estadia média para níveis acima dos 6 dias. Até ao final do ano apenas Novembro volta a registar níveis tão elevados de estadia média (6.4 em 2007).

Comparando a estadia média com a origem do turista, pode-se verificar que os turistas provenientes da Alemanha e do Reino Unido são os que maiores estadias apresentaram no período em análise, registando, em média, cerca de 9 e 8 dias respectivamente. Os turistas nacionais, em contrapartida, apresentam os valores mais baixos (cerca de 3.5 dias), justificados especialmente por uma procura de turismo de negócios e short break, relevante face às restantes origens (fonte: Estudo da ACIF, Julho de 2008)

Sem comentários: