segunda-feira, julho 28, 2008

Aviação: aeroportos da Madeira registam uma capacidade superior a 5 milhões de passageiros anuais

O Aeroporto da Madeira tem vindo a beneficiar, nos últimos anos, de grandes intervenções, sendo dotado de todos os meios e infra-estruturas necessários para dar resposta às expectativas de evolução e exigências da procura nacional e internacional. O investimento mais notório, inaugurado em Setembro de 2000, permitiu que o Aeroporto da Madeira passasse a registar uma capacidade de 3.5 milhões de passageiros/ano, entretanto optimizada para cerca de 3.9 milhões de passageiros/ano. Para este aeroporto voam actualmente companhias áreas nacionais e internacionais como:
􀂃 Air Berlin;
􀂃 Air Finland;
􀂃 Air Malta;
􀂃 Austrian Airlines;
􀂃 Condor;
􀂃 EasyJet;
􀂃 Excel Airways;
􀂃 Finnair;
􀂃 First Choice Airways;
􀂃 FlyGlobeSpan;
􀂃 Fly Nordic;
􀂃 Hamburg Internacional;
􀂃 Luxair;
􀂃 My Travel Denmark;
􀂃 Niki;
􀂃 SAS;
􀂃 SATA;
􀂃 Sterling;
􀂃 Tap Portugal;
􀂃 Thomas Cook Airlines;
􀂃 Thomsonfly;
􀂃 Transavia;
􀂃 TUIFly;
􀂃 Entre outras
.
No que respeita ao Aeroporto de Porto Santo, é uma infra-estrutura mais focalizada para voos domésticos, com capacidade de cerca de 1.2 milhões de passageiros/ano. No entanto, tem vindo a receber alguns voos charter internacionais, estimando-se inclusivamente, com o aumento previsto da oferta turística, a sua intensificação.
Os níveis de performance das companhias aéreas a operarem na RAM têm vindo a melhorar
O actual tráfego aéreo registado no Aeroporto da Madeira situa-se na casa dos 2.5 milhões de passageiros por ano. Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um ligeiro crescimento, tendo o tráfego de passageiros progredido 1.5% ao ano e o movimento de aviões cerca de 0.3%, desde 2001, reflectindo por um lado um load factor superior e, por outro, a recepção de aviões com maior capacidade. No caso do Aeroporto de Porto Santo, ao contrário do verificado na Madeira, este tem vindo a reduzir o tráfego de passageiros desde 2003, registando, face a 2001, uma redução média anual de 3.9% até 2007. Em termos de movimento de aviões, este valor apresenta uma redução ainda mais significativa, estimada em 9.6%, desde 2001, reflectindo um average load factor superior (fonte: Estudo da ACIF, Julho 2008)

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