O Aeroporto da Madeira tem vindo a beneficiar, nos últimos anos, de grandes intervenções, sendo dotado de todos os meios e infra-estruturas necessários para dar resposta às expectativas de evolução e exigências da procura nacional e internacional. O investimento mais notório, inaugurado em Setembro de 2000, permitiu que o Aeroporto da Madeira passasse a registar uma capacidade de 3.5 milhões de passageiros/ano, entretanto optimizada para cerca de 3.9 milhões de passageiros/ano. Para este aeroporto voam actualmente companhias áreas nacionais e internacionais como:
Air Berlin;
Air Finland;
Air Malta;
Austrian Airlines;
Condor;
EasyJet;
Excel Airways;
Finnair;
First Choice Airways;
FlyGlobeSpan;
Fly Nordic;
Hamburg Internacional;
Luxair;
My Travel Denmark;
Niki;
SAS;
SATA;
Sterling;
Tap Portugal;
Thomas Cook Airlines;
Thomsonfly;
Transavia;
TUIFly;
Entre outras.
Air Berlin;
Air Finland;
Air Malta;
Austrian Airlines;
Condor;
EasyJet;
Excel Airways;
Finnair;
First Choice Airways;
FlyGlobeSpan;
Fly Nordic;
Hamburg Internacional;
Luxair;
My Travel Denmark;
Niki;
SAS;
SATA;
Sterling;
Tap Portugal;
Thomas Cook Airlines;
Thomsonfly;
Transavia;
TUIFly;
Entre outras.
No que respeita ao Aeroporto de Porto Santo, é uma infra-estrutura mais focalizada para voos domésticos, com capacidade de cerca de 1.2 milhões de passageiros/ano. No entanto, tem vindo a receber alguns voos charter internacionais, estimando-se inclusivamente, com o aumento previsto da oferta turística, a sua intensificação.
Os níveis de performance das companhias aéreas a operarem na RAM têm vindo a melhorar
O actual tráfego aéreo registado no Aeroporto da Madeira situa-se na casa dos 2.5 milhões de passageiros por ano. Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um ligeiro crescimento, tendo o tráfego de passageiros progredido 1.5% ao ano e o movimento de aviões cerca de 0.3%, desde 2001, reflectindo por um lado um load factor superior e, por outro, a recepção de aviões com maior capacidade. No caso do Aeroporto de Porto Santo, ao contrário do verificado na Madeira, este tem vindo a reduzir o tráfego de passageiros desde 2003, registando, face a 2001, uma redução média anual de 3.9% até 2007. Em termos de movimento de aviões, este valor apresenta uma redução ainda mais significativa, estimada em 9.6%, desde 2001, reflectindo um average load factor superior (fonte: Estudo da ACIF, Julho 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário