segunda-feira, julho 28, 2008

Aviação: penetração das low cost na Madeira

No que respeita ao tráfego aéreo médio em número de movimentos, a penetração das LCC tem vindo a progredir, registando em Maio de 2007, uma quota de mercado na Europa de 19.5%, a que corresponde a aproximadamente 5 500 movimentos por dia. Tal surge como resultado às taxas de crescimento superiores a 20% nos últimos dois anos. Importa igualmente referir que as LCC são responsáveis por 69% dos movimentos adicionais líquidos que se têm vindo a registar. No que respeita à sua quota de mercado em termos de capacidade, actualmente a Ryanair, em conjunto com a easyJet, Air Berlin, entre outras LCC, representam cerca de 37% dos lugares disponíveis, na Europa.

Em Portugal, a taxa de penetração das LCC ainda não se apresenta em níveis tão elevados. A TAP representa ainda uma parcela relevante da oferta (45%) neste mercado, sendo que as LCC encontram-se a conquistar continuamente clientes, representando à data, pouco mais de 20% dos lugares disponibilizados. A distribuição do mercado do transporte aéreo comercial é:


A elevada penetração das LCC veio assim criar no sector do transporte aéreo novos desequilíbrios num mercado que se encontrava em amadurecimento. Desta forma, verifica-se actualmente um excesso de oferta que tem vindo a criar uma concorrência pelo preço. Estes factores, aliados à escalada exponencial do preço dos combustíveis, poderá colocar em causa a continuidade de algumas companhias, pelo que se prevê uma possível consolidação do sector a curto/médio prazo.

O balanço da entrada e crescimento das companhias low cost pode-se assim resumir como preliminarmente positivo, mas com alguns “contras” que deverão ser tidos em consideração:

(fonte: Estudo da ACIF, Julho de 2008)

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