sexta-feira, julho 27, 2007

Imprensa: Gratuitos representam quase o dobro das vendas dos diários pagos

O mercado dos jornais gratuitos em Portugal já distribui mais de meio milhão de exemplares, o que representa quase o dobro das vendas dos cinco principais jornais diários do país.O sector será agora reforçado com a entrada do novo título gratuito da Controlinveste, cujos pormenores vão ser divulgados hoje ao final da tarde.Depois da Cofina, que edita os diários gratuitos Destak e o Meia-Hora, e a Media Capital, que detém uma participação no Metro Portugal, é a vez do grupo do empresário Joaquim Oliveira investir neste segmento de mercado.No conjunto, os quatro diários gratuitos existentes em Portugal - os generalistas Metro, Destak e Meia-Hora e o temático Diário Desportivo - distribuem diariamente cerca de 550 mil exemplares, o que significa mais de 200 mil exemplares acima das vendas conjuntas dos principais diários pagos.Os cinco principais jornais diários do país - Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, 24horas e Público -, perderam, no primeiro trimestre deste ano, mais de 26 mil compradores por dia face ao mesmo período de 2006, caindo para vendas na ordem dos 310 mil, de acordo com dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT).No campo da publicidade, os jornais gratuitos começam também a ganhar terreno.Os gratuitos Destak e Metro alcançaram receitas publicitárias de 14 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que representou mais de um quinto (21,7%) do total da publicidade obtida pela imprensa diária generalista, segundo um estudo da agência de meios Carat divulgado em Junho.De acordo com o mesmo estudo, nos primeiros três meses deste ano, o investimento publicitário na imprensa diária generalista portuguesa ascendia a 65,7 milhões de euros, um aumento de 17,2% face ao período homólogo.As receitas publicitárias dos gratuitos registaram uma subida homóloga para mais do dobro (142,6%).O fenómeno dos jornais gratuitos não é exclusivo do mercado português, como comprovam os últimos dados da Associação Mundial de Jornais (WAN).Os títulos gratuitos já representam, em termos mundiais, quase 8% do total da circulação de jornais, segundo os dados da associação.Em todo o mundo são editados 287 gratuitos, o que representa, neste momento, uma difusão de 40,7 milhões de exemplares diários (fonte: DN da Madeira)

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