sexta-feira, maio 28, 2010

Aproxima-se a Festa da Autonomia que estreia um novo local

"Grande Festa da Autonomia este ano em casa nova
Todos os anos, a Grande Festa da Autonomia do PSD/Madeira leva milhares de militantes e simpatizantes do Partido ao Chão da Lagoa. Este ano não será excepção, ainda para mais com o facto de esta grande festa se realizar em casa nova. Um espaço agradável, de fácil acessibilidade e com óptimas condições para albergar os milhares que fazem deste evento um cartaz único no panorama político regional.
Este ano, a Grande Festa da Autonomia realiza-se na Herdade do Chão da Lagoa, uma propriedade da Fundação Social Democrata que o Partido arrendou para o efeito, segundo o regulamento aprovado pelo Conselho de Administração da Fundação proprietária do espaço. O Madeira Livre visitou o local, na companhia de Carlos Machado, fundador e membro do Conselho Geral da Fundação Social Democrata, e pôde constatar que, de facto, além da proximidade com o Funchal, a Herdade possui óptimos acessos, assim como uma área ampla e agradável, com excelentes condições para que toda a moldura humana que compõe esta grande festa possa desfrutar de tudo o que este espaço tem para oferecer, tanto no contacto directo com a natureza, como com toda a logística que está ali a ser montada para o efeito. O Partido Social Democrata já se encontra no local a ultimar os pormenores da festa, de forma a que no próximo dia 25 de Julho esteja tudo a postos para receber os milhares de militantes e simpatizantes que fazem deste evento um cartaz único no panorama político regional. Na Herdade, as vias de acesso já estão praticamente concluídas, sendo que a entrada para o recinto da festa faz-se pelo topo norte, antes da chegada ao Poiso, e, a saída, pela Estrada das Carreiras – portão sul. Assim sendo, está tudo pensado para que o trânsito possa fluir de forma calma e ordeira, sem contratempos nem engarrafamentos, porque o percurso será sempre feito num único sentido. Depois, está já designado um espaço para o estacionamento das viaturas, quer carros particulares quer autocarros públicos. Trata-se de uma área com 55 mil metros quadrados, implementada logo à entrada do recinto principal da festa, como referiu Carlos Machado. Nas imediações estarão também montadas as casas de banho, quer para homens quer para senhoras, assim como fogareiros, para que as pessoas possam fazer espetadas e churrascos em locais apropriados, sem risco de incêndios.
A área do palco por onde irão passar os oradores - nomeadamente o líder do Partido, Alberto João Jardim, o secretário-geral do Partido, Jaime Ramos, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, a líder da JSD, Vânia Jesus, assim como o grande artista Tony Carreira - é de 300 metros quadrados. Estrategicamente bem montado, o palco desta Grande Festa da Autonomia é visível em quase todo o recinto, o que torna possível o contacto visual com oradores e artistas por parte de quem se encontra nas barraquinhas de comes-e-bebes e em algumas zonas dos fogareiros. Em frente ao palco, com uma largura de 50 metros e 100 metros de comprido haverá uma estrutura que irá permitir sombra ao público que ali se encontra, isto para além das zonas de sombra natural, proporcionadas pelas muitas árvores da Herdade que ladeiam toda esta área.
São cerca de 30 mil metros quadrados reservados para o público em geral e para as barracas, 56 no total – 54 de freguesias, uma da Juventude Social Democrata e outra dos Trabalhadores Sociais Democratas, estruturas que começam a ser montadas já no início deste mês, cada uma com a dimensão de 4x4.Está também reservada uma área para os feirantes, que, não tendo qualquer ligação com o Partido, podem assim vender os seus produtos num local devidamente preparado para o efeito.A organização desta grande festa do Partido Social Democrata da Madeira não esqueceu os visitantes de palmo e meio que todos os anos marcam presença no evento e, para entreter os mais pequenos, aliviando de certa forma os seus pais, no recinto da festa irá estar em funcionamento uma creche, com educadores de infância que prometem entreter a pequenada. Carlos Machado revelou ainda que para os mais jovens foi também preparada uma área onde não irão faltar aventura e adrenalina, com rappel, espuma e muitas outras atracções.Estão ainda asseguradas as vias de acesso para veículos de emergência, quer dos bombeiros, ambulâncias, polícia e Cruz Vermelha Portuguesa. No total, esta plataforma onde irá decorrer a Festa da Autonomia conta com 90 mil metros quadrados de área.
Alberto João Jardim e Tony Carreira cabeças de cartaz
São muitos os artistas que irão subir ao palco da grande festa do PSD/Madeira na Herdade do Chão da Lagoa. No entanto, sem sombra de dúvida que Tony Carreira é a grande figura de cartaz. Um artista que ainda recentemente esteve na Madeira, numa acção de solidariedade com as vítimas do temporal do passado dia 20 de Fevereiro. Mas, se Tony Carreira arrasta multidões, não menos verdade é o facto de muitos se deslocarem ao Chão da Lagoa para ouvir o líder do PSD/Madeira. Como confessou ao Madeira Livre Maria de Jesus, natural da Nazaré, com ou sem Tony Carreira iria de qualquer forma à Festa do PSD. «Gosto muito de ouvir o Tony Carreira, mas vou à festa porque sou do PSD, porque gosto daquela festa e porque o senhor presidente é a única pessoa que eu oiço e nunca me canso de ouvir, porque é uma pessoa que fala com o povo, fala para o povo perceber e diz as coisas como elas têm de ser ditas». Já a sua filha Maria José, apesar de referir que é uma presença obrigatória na grande festa do Chão da Lagoa, confessa que este ano tem duas motivações especiais: «Tony Carreira, que é o meu cantor preferido, e o local, que faço questão de conhecer em primeira mão». Este ano, João dos Santos não poderá marcar presença na grande festa do Partido, por motivos de saúde. No entanto, apesar da mágoa, garante que irá ficar «colado à televisão para estar a par de tudo, principalmente do que o senhor presidente tem para dizer aos madeirenses e em especial aos senhores de Lisboa, que levam sempre recadinhos da Madeira nesta altura do ano». Apesar de gostar de música, não simpatiza muito com Tony Carreira, mas a verdade é que Rita, natural da Camacha, este ano irá, e pela segunda vez, à Grande Festa da Autonomia. Rita, com 36 anos, confessou que «o ano passado decidi ir à festa porque os meus colegas falavam e diziam que era a melhor festa da Madeira. Tinha música, comes e bebes e muita gente. Apesar de reticente, lá fui e confesso que adorei. Agora, sem dúvida, vou passar a ir todos os anos, se possível». Segundo afirma, «não gosto muito de discursos, mas oiço com atenção o que o Dr.º Alberto João Jardim tem para dizer, porque é o melhor político que nós temos no país».
Herdade do Chão da Lagoa
A Herdade do Chão da Lagoa é uma propriedade da Fundação Social Democrata, instituição de utilidade pública fundada em 1992. Brevemente, a Fundação Social Democrata, proprietária deste espaço de 72 hectares, irá proceder à reflorestação de algumas áreas da herdade, assim como a melhorias de fundo na floresta já existente e, futuramente, a criação de algumas espécies de gado bovino. No entanto, esta área já foi alvo de algumas intervenções de melhoramento, nomeadamente no que diz respeito às águas da plataforma, que são todas canalizadas para as ribeiras, com estruturas próprias montadas para o efeito.
Este ano, o Partido Social Democrata da Madeira arrendou este espaço à fundação para realizar a grande Festa da Autonomia. Aliás, situação que poderá ser seguida por todos quantos queiram, desde que cumpram com o espírito e os objectivos programáticos da fundação, servir-se deste espaço natural para realizar qualquer tipo de eventos. Assim sendo, esta grande festa do PSD/Madeira será então uma óptima oportunidade para os madeirenses conhecerem in loco aquela que é a maior propriedade privada da actualidade no Funchal, que conta com paisagens idílicas e com uma vista fenomenal sobre a capital madeirense".
(fonte: Madeira Livre)

Sem comentários: