sexta-feira, maio 28, 2010

Mariano Moreno e a Argentina

De pessoa amiga - a quem agradeço a informação - recebi esta curiosa notícia que transcrevo e que se prende com o Dia do Jornalista na Argentina:
"Estando no governo, Mariano Moreno era jornalista e fundó y dirigió la Gazeta de Buenos Ayres, el periódico oficial, desde el cual publicó sus ideas. Casi todas las semanas publicaba largas y detalladas notas de gobierno, que reunidas llenan cientos de páginas. Publicó un decreto de libertad de prensa según el cual se podía publicar por la prensa cualquier cosa que no ofendiera la moral pública, ni atacara a la Revolución ni al gobierno. A Gazeta apareceu o dia 7 de Junho de 1810 e na Argentina, celebra-se nesse dia o dia do jornalista". Esta semana comemorou-se os 200 anos da revolução de Maio na Argentina, à sual o seu nome está ligado:
"Revolução de Maio
A Revolução de Maio foi um movimento social e político ocorrido no início do século XIX que visava a emancipação do vice-reinado do Prata, (parte de cujo território hoje é a Argentina), da Coroa Espanhola. Todos os acontecimentos da semana de maio partem da discussão do 22 de maio de 1810, quando parte dos expoentes manifestavam a necessidade de proclamar a independência da Espanha e criar uma nova nação livre e independente tanto econômica quanto politicamente. Outro setor mais conservador assinalava com a necessidade de continuar sob o manto espanhol frente às incertezas dos acontecimentos na Europa (Guerras Napoleônicas), em parte também por seus próprios interesses econômicos e de poder. Um último grupo, de caráter eclético, pretendia uma nação também livre e independente, mas sustentava que aquele não era o momento apropriado: deveria se esperar o desenvolvimento dos fatos no velho continente. Esta última posição foi adotada em 25 de maio de 1810: neste dia constituiu-se em Buenos Aires a Primeira Junta, cujos membros repassaram ao vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros. Uma série de acontecimentos, conhecidos como a Semana de Maio, provocaram essa revolução que culminou em 1816 com a independência da Argentina da Coroa Espanhola. O primeiro grupo foi liderado pelo Mariano Moreno, homem que teve uma grande influencia de Rousseaux e tentou levar as ideias do Ilustracionismo as nossas terras. Como seria de esperar, morreu em circunstancia pouco claras. Deixo-vos um excerto do prologo da tradução do Contrato Social, que reflecte o pensamento deste grande homem. “Si los pueblos no se ilustran, si no se vulgarizan sus derechos, si cada uno no conoce lo que vale, lo que puede y lo que sabe, nuevas ilusiones sucederán a las antiguas y después de vacilar algún tiempo entre mil incertidumbres, ser tal vez nuestra suerte mudar de tiranos sin destruir jamás la tiranía
” (fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Sem comentários: