segunda-feira, maio 03, 2021

Sondagem (Vacinação Covid-19): Um em cada cinco portugueses continua por convencer. Mulheres são as mais céticas

 

Cerca de 21% dos portugueses ainda não está convencido relativamente à toma da vacina contra a Covid-19. A conclusão é de uma sondagem realizada pelo ISCTE e ICS para o ‘Expresso’ e a ‘SIC’, que revela que 6% dos inquiridos recusam-na, 8% hesitam, respondendo que “depende da vacina”, e 7% optam por não responder à pergunta. Entre aqueles que não têm confiança na vacina, 24% questionam a eficácia da mesma, 11% acreditam não precisar dela e 8% mostram ser contrários a qualquer tipo de vacina, mesmo uma que possa servir para travar a crise de saúde pública que Portugal enfrenta atualmente.

“A idade, a instrução ou o rendimento não estão relacionados com a vontade de ser vacinado/a. Contudo, há uma diferença significativa de nove pontos percentuais entre homens e mulheres, com as segundas a mostrarem menor vontade de serem vacinadas”, pode ler-se no relatório da sondagem. Para além disso, é ainda revelado que os inquiridos dos escalões etários que estão mais longe de serem vacinados, são aqueles que dizem estar menos satisfeitos com o processo de vacinação em Portugal: dos 25 aos 44 anos, mostra a sondagem.

A pesquisa revela também que cerca de 49% dos inquiridos considera que o processo de vacinação está a correr bem e 52% muito bem, contra 40% que dizem o contrário, com 34% a achar que a estratégia portuguesa está a correr mal e 6% muito mal.

Questionados sobre “quem tem maiores responsabilidades pela maneira como está a correr a vacinação em Portugal?”, o Governo lidera a lista seguido pela Indústria farmacêutica e depois pela Comissão Europeia. Adicionalmente, foi ainda possível observar que 79% dos portugueses diz já ter tomado ou estar disposto a tomar a vacina contra a covid-19, uma percentagem que permite ao país cumprir a meta da imunidade de grupo, prevista para o verão (Executive Digest)

Sem comentários: