Operadores
turísticos equacionavam fretar 'charters' para a Madeira às suas custas para
criar pacotes de férias económicos aos portugueses de julho a setembro,
alegando a recusa da TAP em colaborar com os seus voos regulares. Mas a
companhia garantiu ao Expresso querer "corrigir erros anteriores", e
vai reunir-se esta semana com os agentes de viagens, anunciando a partir de
junho sete voos diários para a Madeira, de Lisboa e do Porto
A
polémica instalou-se na Madeira, em relação aos pacotes de férias para os
turistas nacionais no próximo verão. A Associação Portuguesa das Agências de
Viagens e de Turismo (APAVT) avançou a intenção dos operadores turísticos
portugueses fretarem 'charters' às suas custas em julho, agosto e setembro,
face à "falta de diálogo" da TAP em contribuir aqui com os seus voos
regulares, numa conferência de imprensa que decorreu esta sexta-feira no
Funchal.
O secretário regional de Turismo, Eduardo Jesus, manifestou "pena por a companhia de bandeira não estar associada ao enorme trabalho feito no destino pelos operadores turísticos, que têm estado de braço dado", destacou que a região "tem sofrido perda de competitividade pelas tarifas praticadas pela TAP", e que "não é aceitável haver preços mais baratos para ir a Cancun do que para ir à Madeira".
Mas
segundo adiantou ao Expresso Bernardo Trindade, vogal do conselho de
administração da TAP, a transportadora vai reunir esta semana com os operadores
turísticos com vista a "fazer um trabalho de reaproximação, corrigir o que
até aqui correu menos bem" e estudar soluções partilhadas para se
conseguirem pacotes de férias na Madeira no próximo verão.
Condição essencial para a criação de pacotes de férias para a Madeira acessíveis aos turistas nacionais é "haver tarifas mais baixas do que as que estão a ser atualmente praticadas pela TAP", advertiu Costa Ferreira. Sobre o facto de haver voos mais baratos de Lisboa a Cancun do que para o Funchal, Bernardo Trindade alegou ser a lei do mercado a funcionar, tendo em conta que existe uma maior procura para a Madeira. A operação prevista este verão para a Madeira pelos oito principais operadores turísticos nacionais (Abreu, Solférias, Soltrópico, Nortravel, Sonhando, Exótico, Clube Viajar e Lusanova) envolve dois voos por semana, com 160 a 180 lugares em cada avião.
ALÉM
DO RECORDE DE PORTUGUESES, A MADEIRA ESPERA FICAR NA 'LISTA VERDE' DO REINO
UNIDO
A
Madeira mantém a perspetiva de "ter este ano um bom verão com o mercado
nacional", e até atingir recordes relativamente aos resultados obtidos
antes da pandemia, segundo indicou o secretário regional de Turismo - lembrando
que o volume de turistas do continente português em agosto do ano passado já
foi superior ao que se verificou no mês homólogo de 2019, valor que se pretende
este ano ultrapassar.
O peso
de turistas nacionais na Madeira subiu de 21% em 2019 para 36% em 2020. No ano
passado, a região teve 202.306 hóspedes portugueses nos hotéis, que no mês de
agosto totalizaram 37.540, mais do que em igual mês no ano anterior, ainda sem
a pandemia, segundo dados da Associação de Promoção da Madeira (APM).
"Aguardamos
a posição do Reino Unido em levantar as restrições que ainda existem",
referiu Eduardo Jesus, adiantando que outros grandes mercados de aposta na
região são os países da Europa de leste.
Um
sinal promissor do regresso dos britânicos à região está no facto "do
maior operador inglês, a Jet2, ter anunciado para a Madeira mais uma nova
operação, a partir de nove bases diferentes do Reino Unido, e fez este anúncio
num período em que ainda havia fortes restrições", realçou o secretário
regional de Turismo.
MADEIRA
VAI VACINAR OS SEUS 25 MIL TRABALHADORES DE TURISMO ATÉ AO FINAL DE MAIO
Construir
um "destino seguro" nos tempos que se vivem de covid-19 tem sido a
tónica na Madeira, segundo Eduardo Jesus. "Vamos vacinar todo o sector do
turismo, iniciamos o processo esta semana, e ficará concluído no final de
maio", anunciou.
O
sistema na Madeira tem vindo a evoluir, aproximando-se de momento com o que a
Comissão Europeia prepara para o 'passe europeu de viagens': as chegadas
efetuam-se mediante comprovativo das pessoas estarem vacinadas, testadas ou
recuperadas de covid, estando os aeroportos do Funchal e do Porto Santo
equipados com corredores verdes e azuis e tendo pessoal de acolhimento para
este efeito.
Quem
chegar à região sem ter feito teste PCR 72 horas antes de embarcar, poderá
fazê-lo gratuitamente no aeroporto, sendo encaminhado para o hotel ou outro
domicílio, e ficando em isolamento até saber o resultado. "Decidimos continuar
a oferecer na Madeira um teste PCR gratuito a todos os visitantes",
afirmou Eduardo Jesus.
A
Madeira é em 2021 o destino preferido da APAVT, tal como já o foi em 2020.
"Implica uma intensa agenda de marketing, a dizer aos turistas como a
Madeira está preparada para os receber, e também um intenso trabalho dos
operadores turísticos", explicitou o presidente da associação das agências
de viagens. "Entre as restantes regiões turísticas, o exemplo é a Madeira,
que tem feito um trabalho notável na gestão da pandemia e a criar regras que
trazem segurança."
"Olhamos
a operação turística do próximo verão com a enorme ambição de ter um novo
recorde de turistas nacionais na Madeira", garantiu Pedro Costa Ferreira.
TAP
FICOU FORA DA OPERAÇÃO TURÍSTICA PARA O PORTO SANTO, CUJOS VOOS SÃO FEITOS PELA
IBERIA E A SATA
Antes
da Madeira, os operadores turísticos começaram, já desde finais do ano passado,
a organizar pacotes turísticos para o Porto Santo (destino popular dos
portugueses no segmento de férias económicas envolvendo avião), ressentindo-se
do "virar de costas" por parte da TAP, que na altura recusou entrar
nesta operação.
Os
pacotes do próximo verão para o Porto Santo vão ser assegurados com voos
'charter' da espanhola Iberia e da Sata, cujos custos são partilhados entre os
oito principais operadores turísticos nacionais.
"Faz
confusão ao público esta operação ser assegurada por uma companhia
estrangeira", notou o secretário regional de Turismo da Madeira na
conferência de imprensa que decorreu no Funchal.
"As
equipas comerciais da TAP que dialogavam com o 'trade' foram destruídas, há um
vazio de interlocutores, e é um erro crasso da política da TAP em afastar-se do
diálogo com os agentes de viagens, que permitiram à companhia ter quase 1000
milhões de bilhetes vendidos em 2019", apontou o responsável da APAVT.
Face
ao exemplo do Porto Santo que caiu mal no mercado, Bernardo Trindade adianta
ter sido "mandatado pela administração da TAP para intermediar a relação
com os operadores turísticos ao mais alto nível, e fazer uma aproximação aos
parceiros e às regiões para acertar a melhor forma de funcionamento".
"Inicialmente
pode ter havido uma falha na comunicação, mas em função desse mau início
queremos muito continuar a trabalhar com a operação turística, e corrigir o que
numa determinada fase do processo possa ter acontecido", salientou.
Bernardo
Trindade chama a atenção para o facto de "não estarmos a viver um período
normal" e a companhia estar a enfrentar "um profundo processo de
reestruturação para ser viável". E frisa que já esta semana "a TAP
está disponível para sentar-se à mesa com a APAVT e encontrar pontos de
diálogo". Em relação à próxima operação de verão para a Madeira,
"vamos ver o que podemos fazer", salientou.
Relativamente
à falta de interlocutores de que se queixam os operadores turísticos, Bernardo
Trindade frisou que "as equipas que ficaram estão a fazer o melhor
acompanhamento possível", e que apesar da ex-diretora comercial, Paula
Canadas, se preparar para sair da TAP, continua de momento a "fazer um
intenso trabalho" na companhia.
"Temos
estado a trabalhar com outros pequenos operadores em 'allotments' para destinos
marroquinos, Tunísia, Cancun, e também para o Porto Santo", refere
Bernardo Trindade. "Vamos continuar a participar nas campanhas da Madeira,
vamos restaurar tudo isto. E sem esquecer que a TAP é a única companhia que
nunca falhou à Madeira" (Expresso, texto da jornalista Conceição Antunes)
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