quinta-feira, abril 09, 2020

Covid-19: 53% dos trabalhadores receiam pela segurança do posto de trabalho

Sobre a atividade das empresas em Portugal durante este período de estado de mergência, 63% das pessoas afirma que a comunicação interna se intensificou devido ao surto da covid-19, numa realidade que tem vindo a mudar de forma significativa a maneira como vivemos e como trabalhamos, segundo apurou a pesquisa realizada entre os dias 23 e 26 de março, pela Talent Engagement da LLYC em Portugal, divulgada esta terça-feira.
Procurando identificar os principais desafios da comunicação interna nas empresas, esta análise concluiu ainda que, particularmente num momento em que o trabalho remoto é uma realidade para muitos, os canais considerados mais eficazes ao nível da comunicação interna foram, em primeiro lugar, o email (85%), seguido das ferramentas de videoconferência (65%) e as plataformas colaborativas (ex., Google Hangouts, Microsoft Teams, Slack, entre outras) que foram a escolha de 59% das pessoas.

No que diz respeito à frequência da comunicação, 68% das pessoas recebem informação frequentemente da sua empresa sobre a pandemia (isto é, pelo menos uma vez por semana). Apenas 10% dos inquiridos afirma sentir-se pouco próximo da liderança da empresa neste momento, “o que revela que a crise representa uma oportunidade para as chefias estarem mais perto das suas equipas”, reforça a LLYC.
No entanto, o estudo identificou algumas das principais preocupações nas empresas: 73% dos inquiridos afirma estar preocupado com a sua produtividade e concentração neste contexto atual, 53% encontra-se receoso com a segurança do seu posto de trabalho e 47% refere estar preocupado com a gestão e coordenação da sua equipa.
Destaque também para os conteúdos que mais interessam às pessoas neste momento: dicas para manter a produtividade no trabalho (62%), conselhos sobre o funcionamento das plataformas digitais (55%) e conteúdos de formação sobre gerir o trabalho e a família neste contexto (50%).
Comunicação interna como estratégia de ‘engagement’
Com as empresas a depararem-se com novos desafios de comunicação, criar proximidade e manter o compromisso das pessoas está na ordem do dia. Nesse sentido, a LLYC está a ajudar os seus clientes a comunicar de forma mais eficiente com as suas pessoas e identificou os essenciais da comunicação interna para criar ‘engagement’:
Comunicação próxima. Estar próximo implica que a comunicação assimile, compreenda e dê resposta às preocupações dos profissionais, usando uma linguagem clara, acessível e direta. A comunicação quer-se relacional, mais do que nunca.

Comunicação sincera. A comunicação tem de ser genuína e autêntica sob pena de não ser credível. Isso implica que é humano, em circunstâncias como as do atual contexto, poder expressar vulnerabilidade. Partilhar as inquietações face ao futuro quando desconhecemos o impacto que o contexto vai ter é humano e valorizado (texto de Sonia Bexiga, ExecutiveDigest)

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