quarta-feira, outubro 17, 2018

Falando do novo Hospital da Madeira: notas soltas

  • Eu só queria saber uma coisa, melhor duas: quando terminam as obras de construção do novo Hospital da Madeira, se tudo correr bem e qual o valor da obra que irá a concurso público internacional? Serão os tais 1.800 euros por metro quadrado, sem contar com terraplanagens e acessibilidades e compra de terrenos?
  • Confesso que ainda não percebi - mas agradeço que me esclareçam - se com a entrada em actividade do novo Hospital da Madeira, os Marmeleiros e o dr. Nélio Mendonça encerram de vez? Garantiram-me que sim o que implica que apenas serão realizadas, durante a constrição do novo Hospital da Madeira, obras de manutenção, sem grandes despesas nas infraestruturas.
  • Não sei porquê mas por vezes parece-me que os madeirenses podem ter sido ludibriados pela geringonça nacional nestas esquisitas negociações para a construção do novo Hospital. As notícias agora publicadas, incluem uma estranha avaliação patrimonial dos dois hospitais públicos no Funchal - afinal os Marmeleiros por decisão do Supremo Tribunal é pertença da Regional, cabendo à Misericórdia os terrenos circundantes – ambos destinados a venda, o IVA que conta mas depois não conta, os 30% que o PS e a geringonça local aplaudem mas que há meses era de 50%, etc. Afinal quando vamos conhecer a verdade de tudo isto? Pessoa amiga, que prezo e que sei que conhece este processo, garante-me a pés juntos que "todos mentem"...
  • Com algum humor, e tal o aproveitamento e manipulação político-partidário em torno do dossier do novo Hospital da Madeira, até começo a temer que quando a primeira pá e a primeira picareta entrarem no terreno onde ele será construído, se multiplicarão as conferências de imprensa e os partidos políticos locais (o costume...) ali se concentrarão, com fotógrafos, televisões e microfones a reboque, e se envolvam numa disputa reivindicativa sobre quem viu primeiro a pá ou quem se apercebeu primeiro da picareta...
  •  Deixo um pedido de joelhos e mãozinhas bem esticadas para o céu e os deuses: chamem à nova infraestrutura Hospital da Madeira, Hospital Central do Funchal, o que quiserem, Mas não atribuam nomes de pessoas a este novo Hospital. Acabem com esse primarismo dispensável.
  • Uma dúvida: sabendo-se que a Madeira demorará pelo menos 5 a 6 anos a ter o seu novo Hospital e que o Hospital dos Marmeleiros passa por pequenas intervenções que não disfarçam o seu estado de degradação, não seria bom que a Madeira subscrevesse um protocolo com o novo Hospital Privado da Madeira, que parece ficará concluído no final deste ano, para que algumas insuficiências fossem suprimidas em valências a identificar, valendo este acordo até que esse novo Hospital da Madeira abra as suas portas? Ou será que me ando a meter nalgum lamaçal inconveniente e que é melhor calar-me, apesar de todos perceberem a lógica e a utilidade desse protocolo?

Sem comentários: