terça-feira, dezembro 24, 2013

Votos de Bom Natal e de Boas festas, mas...

A todos os meus amigos do facebook e todos aqueles que por via deles sabem pelo menos da minha existência nesta rede social, desejo a todos e respectivas famílias, votos de um Bom Natal e de Boas Festas. Nesta altura do ano costumamos olhar para trás, para o nosso percurso, para as nossas atitudes, para o nosso comportamento. Chego à conclusão que não tenho inimigos, tenho sim pessoas que pensam de uma forma diferente da minha, outros que politicamente militam em partidos diferentes do meu mas isso não nos torna inimigos, muito menos pode servir de justificação para qualquer intolerância. As picardias são salutares, diria mesmo naturais, num quadro de respeito entre pessoas civilizadas que temos cada vez mais que consolidar. Esta diferença entre as opções livres de cada um de nós e o respeito que devemos a cada pessoa não nos pode transformar em animais irracionais. Ninguém é perfeito, todos cometemos erros, porventura cometemos até excessos e acabamos por ser injustos com pessoas que passam ao nosso lado. Por vezes reconhecemos que erramos, mas nem sempre o fazemos. O Natal serve para isso mesmo, para pedirmos a esses a quem não tivemos a coragem e a dignidade de pedirmos desculpa, que pelo menos em silêncio o façamos. Com todas as dificuldades ao longo do meu percurso de vida, e foram muitas, retenho apenas o lado positivo, tudo o que de bom me aconteceu, tudo o que me foi propiciado. Sem esquecer contudo os que partiram e pelos quais guardamos afetos ou recordações. Porque de uma forma ou de outra fizeram parte da nossa vida. E a muitos dos (ou das) que partiram, mais do que afetos ou recordações, guardo uma eterna gratidão pelo que fizeram por mim e me ajudaram. Alguns deles (e delas) sem que a isso fossem obrigados.
O Natal é também isto a necessidade de temos de alimentar memórias e consolidar recordações, na certeza de que por muito grandes que sejam as dificuldades o caminho é sempre em frente. Como dizia o poeta, o "caminho faz-se caminhando". Nestes tempos de acelerada mudança é importante que olhemos para trás e não nos envergonhemos da nossa caminhada, do que fizemos e do que fomos nestes 365 dias deixados para trás e somos. Isso dá-nos a tranquilidade de continuarmos por muito grandes que sejam as dificuldades.
Repito, a todos os que me seguem na blogoesfera e, por via deles, todos os que de uma forma ou de outra acedem aos meus comentários, votos de Boas Festas e de um Bom Natal 2013. Destes voos não excluo ninguém, salvo aqueles que pelo mal que fizeram a este povo e a este país, não figuram neste meu rol de pessoas respeitáveis e respeitadas. Porque não merecem, porque não as tolero, pelo simples facto de que não condescendo com a hipocrisia, a mentira, a  manipulação e a bandalhice. A esses não lhes faço votos de coisa nenhuma. Repito, respeito-os enquanto cidadãos como todos nós, como eu, mas não ultrapasso essa linha vermelha de uma tolerância há muito perdida. Provavelmente estarei a ser injusto e demasiado radical nesta época do ano. Mas não posso ceder, por uma questão de princípio, neste princípio, o de que há pessoas que podendo ser respeitadas não podem obter da nossa parte um branqueamento relativamente a tudo o que de mau fizeram, protagonizaram, incentivaram ou decidiram.