Uma intervenção de Pedro Passos Coelho, onde pedia para que os portugueses fossem "menos piegas", teve um enorme eco nas redes sociais, de acordo com a informação do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest. "Devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas e ter pena dos alunos, coitadinhos, que sofrem tanto para aprender". Estas palavras, proferidas pelo Primeiro-ministro numa intervenção no dia 6 num estabelecimento de ensino onde deu aulas, tiveram uma profunda repercussão nos social media. Piegas foi a palavra da semana, não apenas nos media tradicionais e na sociedade, como nos social media, associada a um sentimento de discórdia com o Primeiro-ministro. O efeito destas palavras fez-se sentir logo no dia seguinte, com 1176 menções a "piegas" em sites de Notícias (RSS), blogs e redes sociais como Twitter, Facebook e Youtube, de acordo com os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest. No dia 8 (quarta-feira) registou-se um máximo de 1311 menções a "piegas", um número que baixou para 649 no dia seguinte e que de novo aumentou para 1255 no dia 10. No fim de semana o número de menções baixou gradualmente até 361 no domingo.
Nesta semana em análise, o serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest contabilizou um total de 5399 menções a este termo, 70% das quais no Facebook, tendo o Twitter representado 24% das menções e os restantes meios considerados 30%.

O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades (fonte: Marktest.com, fevereiro de 2012)
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