quarta-feira, janeiro 18, 2012

Qual o plano de resgate para o Metro de Lisboa?

Noticiou recentemente o Económico que "o Metropolitano de Lisboa continua numa preocupante situação financeira e vai precisar, durante este ano, de várias intervenções suplementares do Governo para fazer face às necessidades de tesouraria. Ontem, reflectindo essa situação de pré-ruptura financeira da transportadora pública de passageiros, a Standard & Poor's (S&P) baixou outra vez o ‘rating' da empresa liderada por Cardoso dos Reis, de B+ para B-. A agência refere necessidades de financiamento que superam 250 milhões de euros. A agência internacional de notação financeira explicou essa decisão com o facto de que "a Metro [de Lisboa] poderá não ser capaz de honrar ou refinanciar próximas maturidades [de empréstimos] se não for concedido apoio governamental suplementar"."O Governo português ainda não implementou uma solução compreensível e durável para as necessidades de financiamento do operador subterrâneo Metropolitano de Lisboa que não dependa de um apoio governamental extraordinário e ‘ad hoc'", observa a agência". Pergunta-se: que plano de resgate o governo de coligação de Passos Coelho e Vítor Gaspar impuseram a esta empresa?

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