quarta-feira, janeiro 18, 2012

Qual foi o plano de resgate para o Metro do Porto?

Em Agosto do ano passado foi noticiado que "o Governo assegurou o pagamento da dívida de 200 milhões de euros do Metro do Porto ao BNP Paribas, que vencia no final desta semana. «A questão de financiamento que tínhamos com o BNP Paribas ficou resolvida na terça-feira», disse à Lusa disse à agência Lusa fonte oficial da empresa, sem acrescentar mais pormenores. Fonte oficial do Ministério da Economia - que também tutela os transportes - adiantou que «a questão foi atempadamente resolvida, pelo que não há qualquer risco de incumprimento». O Ministério da Economia já havia garantido, a 13 de Julho, que asseguraria o pagamento da dívida da Metro do Porto.Em Abril, a empresa pagou 100 milhões à banca (Millenium BCP), depois de ter sido encontrada «uma operação financeira com a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças». No final de Maio, depois da Assembleia-Geral da Metro do Porto, Ricardo Fonseca afirmou aos jornalistas «não ter dúvidas» quanto à resolução desta dívida de 200 milhões de euros. A Metro do Porto sempre defendeu que as dificuldades de tesouraria da empresa «são essencialmente consequência de um modelo de financiamento do projecto desequilibrado, gerador de volumosos encargos financeiros». Pergunta-se: qual foi o plano de resgate do governo de coligação de Passos Coelho?

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