Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. nos dias 13 a 18 de Janeiro de 2011, tendo como Universo a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental. Entrevistas directas e pessoais, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, em 20 Freguesias de Portugal Continental escolhidas de modo a que, no seu conjunto, o resultado verificado nas últimas eleições para a Presidência da República se aproxima do resultado nacional. Aos entrevistados foi apresentado um Boletim de Voto, sendo-lhes solicitado que assinalassem, no mesmo, a sua intenção de voto e que o colocassem na urna fechada de que o entrevistador dispunha para o efeito. A lista dos candidatos foi apresentada pela ordem que constará no Boletim de voto oficial. Foram efectuadas 2.630 tentativas de recolha de voto, e destas 567 (21,6%) não aceitaram colaborar no Estudo. Foram validadas 2.063 respostas, correspondente a 78,4%, que constituem a amostra, distribuídas, em termos geográficos, por: - Região Norte, 20,6%; A.M. do Porto, 15,0%; Região Centro, 29,4%; A.M. de Lisboa, 25,3%; e Região Sul, 9,7%. O erro máximo da Amostra é de 2,16%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O Responsável Técnico da Eurosondagem Rui Oliveira Costa Lisboa, 19 de Janeiro de 2011".
sexta-feira, janeiro 21, 2011
Sondagem: Cavaco logo no domingo?
Diz a SIC que "Cavaco Silva ganha as eleições presidenciais à primeira volta e Manuel Alegre é o segundo mais votado, a dez pontos de Fernando Nobre. É o resultado do estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, que mostra uma descida nas intenções de voto dos dois maiores candidatos. Fernando Nobre regista a maior subida.
É uma eleição garantida à primeira volta. O estudo de opinião da Eurosondagem mostra uma descida do Presidente candidato, mas não põe em causa a reeleição já no próximo domingo. A dois dias das Presidenciais, Cavaco Silva está com 56,3% das intenções de voto, perde 3,7% em relação ao mês passado. A maior descida, de acordo com a projecção, é de Manuel Alegre. É o segundo nas intenções de voto dos portugueses com 25% do total, a perder 5%. Fernando Nobre é quem mais sobe na tabela e chega aos 10,1% - dobra o valor do mês passado e cresce mais de 5% no universo total dos inquiridos. Francisco Lopes reforça ligeiramente o resultado de Dezembro, mas não chega para descolar dos 5%. Em quinto na lista está Defensor Moura com 2%, a subir 1,3%. O último da tabela, com 1,4%, é José Manuel Coelho, o candidato da Madeira, que não tem termo de comparação com o mês anterior uma vez que não constava do estudo. A projecção da Eurosondagem é feita com base nestes resultados globais em que mais de 14% dos inquiridos não sabe ou prefere não responder. O exercício presume que estes inquiridos se abstêm. Os votos brancos ou nulos não são considerados para apuramento do resultado nas presidenciais. 
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário