quarta-feira, janeiro 19, 2011

As jogadas das televisões para ganhar em 2011

"Privados abriram o mealheiro para garantir a liderança em 2011. Produção nacional e concursos são as apostas. Ano Novo, grelha nova. Os dois canais privados, a TVI e a SIC fecharam o ano de 2010 com acaloradas trocas, vendas e aquisições de activos: apresentadores, actores e apostas que deverão apimentar as audiências de 2011. Líder pelo sexto ano consecutivo, a TVI vai apostar em novos formatos no entretenimento e na ficção nacional. Assim, em Queluz-de-Baixo, Maria João Mira escreveu um novo guião que dará origem a mais um produto de ficção nacional na TVI, desta vez, protagonizado por Paulo Pires. A mini-série "Os Pilares da Terra" - transmitida actualmente no Cabo, através do canal AXN - arranca também em força, numa adaptação do ‘best-seller' de Ken Follet. Uma Canção para Ti, que deu frutos à TVI, no passado, regressa em 2011, com apresentação de Manuel Luís Goucha, que perdeu a co-apresentadora Júlia Pinheiro para a concorrência. Fonte oficial da TVI disse ao Diário Económico que o novo ano vai trazer ao canal "novas apostas na área do entretenimento, ficção nacional, desporto e informação. Mais activo no mercado, a SIC, que ficou novamente no terceiro lugar de audiências, fez novas apostas em novas caras . Manuela Moura Guedes, Júlia Pinheiro, Rogério Samora são alguns dos novos principais rostos na estação de Carnaxide. Apesar das múltiplas contratações milionárias - segundo o jornal "Correio da Manhã", Júlia Pinheiro deverá custar à SIC um milhão de euros por ano - Luís Marques garante que a grelha de 2011 não excedeu o orçamento previsto. "Não é a grelha mais cara. Está dentro das expectativas e corresponde ao que estava planeado para este ano. Estamos muito optimistas, achamos que ter a ‘casa arrumada' logo desde o início é muito positivo. Permite-nos concentrar no nosso objectivo: fazer boa televisão". Para o director-geral do canal de Francisco Pinto Balsemão, a SIC tem agora "condições para oferecer mais e melhores programas, bons formatos. Portugal tem talento, Biggest Loser, Factor X, reformulação dos programas da manhã e da tarde, novas novelas em parceria com a TV Globo. Temos uma nova estrutura de grelha e oferta definida para todo o ano", explicou ao Diário Económico Luís Marques. Além dos concursos, a ficção nacional é outra aposta. A nova novela criada em parceria com a TV Globo tem como estrelas principais os recém-contratados Rogério Samora e Helena Laureano. José Pedro Gomes, Rita Blanco e Maria João Abreu protagonizam uma nova série de humor chamada "Família Mata".
Guerra de audiências
Em 2010, a principal tendência da televisão portuguesa - e que, segundo os especialistas, é comum no estrangeiro - foi a de aproximação dos três canais generalistas. Ainda assim, os dados de balanço de audiência revelaram um comportamento semelhante a 2009. A TVI manteve-se líder. Segundo dados de referência do serviço Mediamonitor, da Marktest, atribuiem ao canal de Queluz-de-Baixo um ‘share' de 27,4%, seguida pela RTP que ocupou a segundo posição desde Maio com 24,1% de ‘share' de audiência. A SIC fecha o ano, mais uma vez, em terceiro lugar, próxima do segundo classificado ao conquistar 24,1% do ‘share'. O Cabo continua a crescer e ficou em 2010 nos 19,6%
”. (pela jornalista do Económico, Rebeca Venâncio, com a devida vénia)

Sem comentários: