sexta-feira, outubro 22, 2010

ERC: conclusão do estudo

"CONCLUSÃO
De um modo genérico pode-se considerar que o sector dos media tem duas grandes fontes de receita (venda de conteúdos e publicidade) integradas na sua cadeia de valor. Estas fontes de receita estão a ser impactadas pela actual migração digital e pela crise económica. Estas duas realidades representam importantes desafios para o sector já que têm alterado o seu contexto competitivo e têm tido um impacto directo nas receitas:
• Contribuíram para um aumento da concorrência;
• Permitiram a explosão do número de canais de distribuição;
• Potenciaram a redefinição da cadeia de valor e a oferta de conteúdos;
• Habituaram os consumidores a não pagar por conteúdos;
• Erodiram o valor da publicidade no mercado.
Os efeitos destes desafios já se reflectiram nas receitas das empresas de media portuguesas:
• As receitas de media caíram em 2009 cerca de 7%;
• A publicidade foi a fonte de receita que mais sofreu (com uma descida de 4 pontos percentuais no peso da receita);
• A televisão e a imprensa foram os meios mais afectados com os novos desafios do sector;
• A internet e a televisão paga conseguiram resistir à crise e crescer em 2009;
• Os novos media têm vindo a ganhar importância no sector, embora os meios tradicionais ainda mantenham um peso muito superior.
Há uma série de aspectos e tendências que começam a fazer-se notar na resposta às novas condições do mercado:
• A recuperação não deverá ser uniforme em todo o sector;
• Os consumidores têm ganho poder no mercado;
• Há uma tendência para a integração e interdependência das cadeias de valor dos media e de telecomunicações;
• Marcas dos media começam a deixar de estar associadas ao meio / suporte para passar a estar associadas ao conteúdo;
• Há uma maior preocupação com a exploração dos conteúdos;
• Há diferentes modelos de negócio a emergir no mercado;
• A monetização dos conteúdos é um factor crítico para o futuro do sector;
• O governo e a regulação podem contribuir para o desenvolvimento do sector.
Pode, então, concluir-se que os desafios do sector media têm tido um impacto profundo no mercado e que os actores da cadeia de valor procuram adaptar-se às novas condições. No entanto, não pode deixar de salientar-se que o contexto é de grande expectativa, o que amplifica a importância do poder de adaptação e aprendizagem das empresas de modo a poderem vencer num novo mercado dos media marcado pela inovação e criatividade, seja no domínio dos conteúdos seja nos modelos de gestão" (fonte: relatório ERC, "Estudo das receitas dos media em Portugal")

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