quarta-feira, agosto 25, 2010

Jornalismo: quadros médios e superiores com maior afinidade com imprensa

A análise dos dados do Bareme Imprensa da Marktest, revelam que os indivíduos cuja ocupação pertence aos quadros médios e superiores são os que possuem maior afinidade com a imprensa, revelando um consumo superior à média. A análise dos dados do Bareme Imprensa relativos ao primeiro semestre de 2010 mostra que a idade e a classe social são as variáveis mais discriminantes, uma vez que são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos, sendo estas medidas pelo desvio-padrão. A ocupação é uma variável onde também se observam comportamentos diferenciados no consumo de imprensa. Já o género e a região são as variáveis menos determinantes. Segundo os resultados do Bareme Imprensa, 86.3% dos residentes em Portugal Continental com 15 ou mais anos leu ou folheou jornais ou revistas no primeiro semestre de 2010. Os indivíduos cuja ocupação pertence aos quadros médios e superiores são o target que observa maior afinidade com a imprensa, com 99.0% de cobertura máxima.

Tendo em conta as principais variáveis sociodemográficas, vemos que os homens, os jovens, os indivíduos das classes sociais mais elevadas, os quadros médios e superiores e os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto apresentam também valores acima da média. Com hábitos de leitura abaixo da média do universo encontram-se as mulheres, os idosos com mais de 64 anos, os indivíduos da classe social baixa, bem como os reformados e pensionistas, as domésticas e os indivíduos das regiões do Interior Norte e Sul.


O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. (fonte: Marktest.com, Agosto de 2010)

Sem comentários: