segunda-feira, agosto 16, 2010

Queiroz: “Cristiano Ronaldo foi capitão cedo de mais”..

"- A escolha do Cristiano Ronaldo para capitão foi 100% acertada?
- Devem perguntar a quem tomou a decisão, o anterior selecionador.
- Mas manteve a decisão...
- Há muita gente que não está de acordo hoje, e muitos mais não estavam de acordo na altura. Acho que não foi bom para o próprio Cristiano. Foi cedo de mais. Não digo que não possa vir a ser um grande capitão. Não gosto de revelar conversas privadas, mas vou contar uma: Disse-lhe: já tivemos o desafio de fazer de ti o melhor jogador do mundo; agora temos uma nova etapa pela frente: a de saber se podes ser o melhor capitão da seleção. Estou convencido de que vamos chegar lá. Sabem qual é o problema da relação hoje no futebol com os jogadores? A única pessoa que usa uma linguagem de ‘sim’, ‘não’ e ‘talvez’ com os jogadores somos nós. Para a maioria dos grandes jogadores, pais, amigos, agentes e jornalistas só usam ‘sim’ e ‘talvez’. E nós às vezes temos de dizer ‘não’. Como às vezes os pais dizem aos filhos, porque somos os verdadeiros amigos.
- Falou com Ronaldo depois do comentário do “Fale com o Carlos Queiroz”?
- Não tivemos ainda ocasião de falar pessoalmente, mas mantemos contacto.
- Levou a mal o desabafo dele?
- Nestes jogos do campeonato do Mundo há o desejo de ganhar. As coisas têm um contexto.
- Quem seria eu para fazer um juízo de valor sobre uma afirmação do Cristiano se eu próprio sei o que é estar num momento de tensão?
- Levou François Pienaar, ex-capitão da seleção sul-africana de râguebi, ao estágio de Portugal?
- Levei-o para dar o exemplo do que é ser capitão de uma seleção. Pienaar entrou no hotel e cumprimentou os funcionários. Disse a todos: “Obrigado pelo contributo que estão a dar ao nosso país”. Ele estava ali para dizer aos nossos jogadores que não se podem inibir de dar 10 passos para agradecer aos adeptos. É nossa obrigação fazer tudo para que os jogadores cresçam no plano social, técnico, profissional, no plano dos comportamentos — e isso também faz parte das minhas preocupações.
- Falando do exemplo de Piennar: as reações de Ronaldo após a derrota com a Espanha foram o que se espera de um capitão?
- Já muita gente falou sobre isso... E estar a repisar... Não é assim que vamos para a próxima etapa. Se ele pudesse voltar atrás... Como se eu pudesse voltar atrás"... (excerto da entrevista ao semanário Expresso)

Sem comentários: