terça-feira, fevereiro 26, 2008

Transportes: a propósito

Fiquei hoje a saber, por mero acaso, que Lisboa será palco, em Abril, da denominada 1ª . Cimeira do Sector Marítimo (Lisboa, 8, 9 e 10 de Abril de 2008) que reune um lote de conhecidos oradores e com temas actuais, entre os quais, "Transportes Marítimos nos Açores e a organização portuária". Da Madeira, nada. O site do encontro - que nem sei se é importante - é este. Já agora porque não ler "O DESAFIO DO TRANSPORTE MARITIMO DE CURTA DISTÂNCIA" ou aceder a este site que fala de "O Mar, as actividades marítimas e a futura política marítima", ao site institucional sobre "Política Marítima Europeia", ao "Programa de promoção do transporte marítimo de curta distância" (o Livro Branco sobre a política europeia de transportes no horizonte de 2010 chama a atenção para o papel que o transporte marítimo de curta distância poderá vir a desempenhar para controlar o crescimento do tráfego de veículos pesados de mercadorias, reequilibrar a repartição modal e evitar os pontos de estrangulamento terrestres. O desenvolvimento do transporte marítimo de curta distância também poderá ajudar a reduzir o crescimento do transporte rodoviário, a reequilibrar a distribuição entre modos de transporte e a contornar os pontos de estrangulamento, além de concorrer para o desenvolvimento sustentável e para a segurança. O programa estabelecido na comunicação agrupa um conjunto de 14 actividades, subdivididas em medidas, e indica os intervenientes e o calendário de execução respectivos (de 2003 a 2010). Este programa descreve as iniciativas a adoptar a nível comunitário, nacional, regional e do sector para desenvolver o transporte marítimo de curta distância no domínio legislativo, técnico e operacional). Sem esquecer o artigo, já antigo, intitulado "O Mar e os Transportes Marítimos", de Manuel Farto e Eduardo Martins ou a "Resolução do Parlamento Europeu sobre o transporte marítimo de curta distância 2004".

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