
A RTP1 foi, neste período, o canal que mais peças passou com referências a José Sócrates, num total de 1761 (32.7% do total das matérias relacionadas com o primeiro-ministro). A SIC passou 1405 notícias (26.1%), a TVI 1367 (25.4%) e a RTP2 849 (15.8%).
Em duração, as matérias relacionadas com José Sócrates superaram as 203 horas, uma média superior a 10 minutos por dia. O mês de Abril de 2007 foi também aquele em que as notícias com referências ao primeiro-ministro tiveram maior duração, superando as 10 horas, uma média superior a 20 minutos por dia. Em Julho, Outubro e Dezembro de 2007 voltou a registar-se um "pico" na duração das matérias com referências a José Sócrates. Em Julho de 2007, tinha início a Presidência portuguesa da União Europeia, um tema muito relevante no conjunto das matérias que referiram Sócrates neste mês. Nesse contexto ainda, as matérias relacionadas com a Cimeira Europa-África foram também importantes no conjunto das notícias com referências a Sócrates, a que se juntam ainda as eleições na Câmara Municipal de Lisboa e o anúncio de programas governamentais de apoio à natalidade. Em Outubro de 2007, foram temas dominantes recepções menos positivas a visitas do primeiro-ministro, nomeadamente em Montemor-o-Velho, onde a polícia obrigou manifestantes a recolher faixas de protesto, e na Covilhã. A realização da Cimeira de Lisboa (a 18 de Outubro), com o acordo dos 27 para a assinatura do Tratado europeu, que ficou conhecido como o Tratado de Lisboa e a Cimeira Europa-Rússia (a 26 de Outubro) foram outros dos temas que associavam o nome de Sócrates às notícias. Em Dezembro de 2007, os temas mais frequentes onde o nome do primeiro-ministro era citado foram relativos à Cimeira Europa-África (que ocorreu a 7 de Dezembro) e à assinatura do Tratado de Lisboa (a 13 de Dezembro nos Jerónimos).


Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Março de 2005 e 26 de Fevereiro de 2008. (fonte: Marktest, Fevereiro de 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário