quarta-feira, maio 04, 2022

Verdade ou Fake? lin em alerta máximo devido a possível golpe contra Putin: generais descontentes juntaram-se ao FSB, alerta especialista russo


Diversos antigo generais e ex-funcionários do KGB está a preparar-se para derrubar o presidente Vladimir Putin, de acordo com rumores que circulam em Moscovo, denunciados por Andrei Soldatov, que dirige o site investigativo ‘Agentura’, que alertou que o chefe do ex-empregador de Putin no serviço de segurança russo FSB estão tão frustrado com a falta de progresso militar na Ucrãnia que terá procurado diversas altas patentes do exército russo, segundo diversos relatos dos media na Europa Oriental e Alemanha.

O grupo, conhecido como “siloviki”, acredita que a invasão da Rússia à Ucrânia foi um erro estragético e, acima de tudo, um desastre económico – o grupo, composto por antigos oficiais do FSB que são ativos na política russa, esforça-se para expulsar Putin, juntamente com ex-oficiais do GRU, KGB e FSO, outras unidades de inteligência russas. A ideia de que um golpe pode ser iminente é fortalecida ainda mais pela atividade pelas redes sociais em toda a Rússia e Europa Oriental, que se acelerou nas últimas 24 horas. Além disso, analistas dentro e fora da Rússia disseram que há sinais de que Putin pode enfrentar um golpe.

O presidente russo está “muito preocupado” com a iminência de um golpe e reforçou a segurança dentro e ao redor do Kremlin. “Isso importa? É muito importante”, explicou o especialista em segurança russo Andrei Soldatov ao Centro de Análise de Políticas Europeias. “Esta é a primeira vez que os siloviki estão a distanciar-se do presidente, o que abre todos os tipos de possibilidades.”

“O presidente russo está a preparar-se para um golpe há algumas semanas pois enfrentou críticas ferozes pela sua ‘operação especial’ na Ucrânia e expurgou cerca de 150 dos seus espiões pelos constantes fracassos”, explicou Soldatov. Além disso, também circulam rumores de que a saúde de Putin foi afetada desde o início da guerra.

Tornou-se evidente que a relação entre o FSB e Putin deteriorou-se desde o início da guerra. No mês passado, dois oficiais superiores do FB foram colocados em prisão domiciliar por Putin. Segundo o ‘Agentura’, Sergei Beseda, chefe do Quinto Serviço – o ramo de inteligência estrangeira do FSB – e seu ‘vice’ foram detidos e colocados em prisão domiciliar. A medida foi vista como um sinal claro de que Putin está profundamente preocupado com o papel do FSB na ofensiva contra a Ucrânia e teme que as forças dentro da Inteligência possam estar a trabalhar contra ele, disseram autoridades ocidentais.

O analista russo Alexey Muraviev também está convencido de que o presidente russo está a enfrentar um golpe dos seus principais chefes militares e de inteligência. À ‘Sky News Australia’, garantiu que uma tentativa para remover Putin pode ser iminente porque “houve tensões entre a Rússia e a comunidade de Inteligência. Houve claramente um erro de julgamento que foi cometido e provavelmente foi motivado pelo próprio Putin sobre a situação na Ucrânia”.

“Acho que este tipo de narrativa falsa foi-lhes apresentada pelo comandante supremo e, quando disparou de volta quando os russos começaram a sofrer pesadas baixas, Putin começou a culpar silenciosamente os serviços de segurança”, continuou (Multinews, texto do jornalista  Francisco Laranjeira)

Sem comentários: