quinta-feira, janeiro 07, 2016

​Aeroportos portugueses com o maior crescimento de sempre

  • Tráfego dos aeroportos portugueses aumentou 11% em 2015
  • Mais de 20 milhões de passageiros em Lisboa
  • Tráfego atingiu 8,1 milhões de passageiros no Porto, 6,4 milhões em Faro, 2,7 milhões na Madeira e 1,6 milhões nos Açores
  • 25 novas rotas 

Em 2015, os aeroportos portugueses registaram o maior crescimento de sempre. Com um total de 38,9 milhões de passageiros, a fixar um novo máximo, a taxa de crescimento face a 2014 é de 11%. O sucesso global advém do facto de todos os aeroportos do Grupo ANA terem atingido no ano passado os melhores registos de sempre. 
O Aeroporto de Lisboa ultrapassou os 20 milhões de passageiros, ou seja, uma subida de 10,7% face ao ano anterior. Nos últimos três anos o aeroporto da capital cresceu 4,8 milhões de passageiros, quando nos oitos anos anteriores o incremento tinha sido de 4,6 milhões.
O Aeroporto do Porto atingiu 8,1 milhões de passageiros, uma subida de 16,7%, ou seja 1,2 milhões de passageiros a mais que em 2014. 
Em Faro, o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros, enquanto na Madeira se atingiu os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% que no ano passado. A maior subida percentual foi registada nos aeroportos dos Açores, onde o crescimento foi de 25,7%, chegando a 1,6 milhões de passageiros.
O crescimento sustentado de passageiros dos últimos anos resulta da atratividade dos aeroportos da rede e do esforço de captação de novas rotas e companhias aéreas. Por outro lado, os últimos dois anos foram marcados por um forte crescimento do tráfego low cost, principalmente em 2015, ano em que o crescimento das companhias low cost foi bastante superior ao registado no segmento tradicional. 
O crescimento do tráfego aéreo é, mercê do modelo regulatório, a alavanca para a realização de investimentos em acréscimo de capacidade, fundamentais para continuar a crescer e para continuar a contribuir para o desenvolvimento das regiões (ANA)

Sem comentários: