sexta-feira, janeiro 22, 2016

Sondagem no Negócios e Correio das Manhã: Marcelo vence presidenciais com mais de 50%

O estudo da Aximage atribui a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa com 51,5%, embora a margem de erro abra a porta a uma segunda volta. Nesse cenário, é Sampaio da Nóvoa quem surge mais bem posicionado com 22,6%, bem acima dos 9,0% de Maria de Belém.
Segundo a Aximage, Marcelo Rebelo de Sousa vai vencer as eleições presidenciais do próximo domingo com 51,5% dos votos, conseguindo ser eleito logo à primeira volta. No entanto, tendo em conta a margem de erro do estudo de opinião realizado para o Negócios e o Correio da Manhã, conclui-se que se mantém em aberto a possibilidade de o professor não chegar aos 50% mais um dos votos, o que obrigaria à ida a uma segunda volta no 21º dia posterior após o acto eleitoral de 24 de Janeiro.
Esta sondagem mostra ainda que, no caso de ser necessária uma segunda volta para encontrar o futuro Presidente da República, será Sampaio da Nóvoa o adversário do candidato apoiado por PSD e CDS. O ex-reitor da Universidade de Lisboa obtém 22,6%, consolidando a segunda posição com uma vantagem confortável sobre Maria de Belém, que não vai além de 9,0% das intenções de voto.
Aparentemente a antiga presidente do PS é bastante penalizada pela polémica vinda a público na passada segunda-feira. Dia em que foi noticiado que Belém estava entre os 30 deputados que anonimamente pediram ao Tribunal Constitucional que declarasse a inconstitucionalidade da lei que estipulava a obrigatoriedade de apresentação da condição de recursos aos antigos titulares de cargos públicos que pretendessem receber subvenções vitalícias.
Já depois de durante a manhã desta quinta-feira, 21 de Janeiro, no Fórum da TSF, a ex-ministra de governos liderados por António Guterres ter afirmado que não abdica de "nenhum" dos seus "direitos", à chegada a um almoço-comício, realizado em Lisboa, a socialista admitiu que as notícias sobre as subvenções vitalícias podem ser prejudiciais para a sua candidatura.
Na luta pelo quarto lugar, Marisa Matias e Edgar Silva surgem bastante próximos, embora a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda surja quase um ponto e meio à frente do candidato comunista. Marisa Matias obtém 6,6% das intenções de voto, enquanto Edgar Silva consegue 5,2%.
Outra disputa que permanece animada é a luta pela sexta posição, com Paulo Morais (2,3%) a surgir meio ponto à frente de Vitorino Silva (1,8%). Mais atrás aparece Henrique Neto (0,8%), Cândido Ferreira e Jorge Sequeira, ambos com 0,1%.
Esta é a última sondagem da Aximage antes das eleições do próximo domingo, cuja campanha eleitoral termina às 23:59 da próxima sexta-feira.
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 1301 entrevistas efectivas: 611 a homens e 690 a mulheres; 134 no Interior Norte Centro, 171 no Litoral Norte, 201 na Área Metropolitana do Porto, 259 no Litoral Centro, 347 na Área Metropolitana de Lisboa e 189 no Sul e Ilhas; 214 em aldeias, 345 em vilas e 742 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 16 e 20 de Janeiro de 2016, com uma taxa de resposta de 82,6%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 1301 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,014 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 2,70%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz (Jornal de Negócios, pelo jornalista David Santiago)

Sem comentários: