quarta-feira, outubro 05, 2011

Galp com maior rede entre gasolineiras

Os dados recolhidos pela Marktest disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index permitem verificar como a Galp é a marca que apresenta uma rede de postos de abastecimento combustível de maior dimensão em Portugal.De acordo com os dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, recolhidos pela Marktest junto das principais marcas de combustíveis, em 2010 existiam em Portugal 1862 postos de abastecimento. Este número representa uma taxa de cobertura de 1.8 postos por 10 mil habitantes. O concelho de Lisboa é aquele onde um maior número de postos de abastecimento se concentra, com 64 estabelecimentos, um valor que corresponde a 3.4% do total. Sintra, com 41, e Matosinhos e Porto, com 34 cada, são os outros concelhos com maior número destes estabelecimentos. A rede apresenta uma maior dispersão regional que outras actividades já analisadas (ver notícias do mesmo tema), verificando-se que metade (50.2%) destes equipamentos está concentrada em 47 dos 308 concelhos do país. A Galp é a marca que apresenta uma rede de maior dimensão, com 793 postos em 263 concelhos. A marca não está assim unicamente presente em 45 dos 308 concelhos do país. Este valor corresponde a 42.6% do total de postos contabilizados pela Marktest. A Repsol apresenta a segunda maior rede, com 22.2%, e a BP a terceira, com 18.6%.


Uma análise por distritos mostra ainda que a BP consegue uma maior quota regional no distrito de Braga, onde os seus 41 postos correspondem a 30.8% do total existente no distrito. A Cepsa regista maior quota no distrito de Bragança, onde representa 28.6% da oferta destes equipamentos. A Cipol obtém maior representação no distrito de Beja, com 9.5%, enquanto a Galp regista maior quota no distrito de Guarda (65.2%) e a Repsol no de Santarém (29.5%). O mapa apresenta os dados referidos, com o número de postos por marca, sendo a dimensão do círculo proporcional ao número total de postos existentes por distrito.


Esta análise foi realizada com base em dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país (fonte: Marktest.com, Outubro de 2011)

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