segunda-feira, junho 19, 2023

Cuidado! OCDE alerta para preços na habitação...

“O mercado da habitação é um risco-chave para o sistema financeiro e requer uma monitorização cuidadosa”, alerta a OCDE. Em Portugal, os preços da habitação subiram “muito rapidamente” nos últimos anos e atingiram valores que não conseguem ser suportados pelos salários nacionais. Para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) os preços da habitação são mesmo apontados como a maior vulnerabilidade macrofinanceira do país.

Por isso, a OCDE recomenda aos bancos que sejam “mais proativos” que tenham atenção e apresentem soluções “para prevenir que o rendimento das famílias entrem em colapso”. E essas soluções devem passar pela renegociação dos créditos à habitação para que “sejam adaptados à capacidade” das famílias em pagar as suas dívidas. Apesar de prever a curto prazo uma queda acentuada dos preços da habitação, a descida deverá ser reduzida por causa da oferta e da procura de estrangeiros, que deverá continuar. Com este cenário, a OCDE sublinha que “o mercado da habitação é um risco-chave para o sistema financeiro e requer uma monitorização cuidadosa”.

No relatório divulgado esta quinta-feira com um “Estudo Económico da OCDE sobre Portugal”, a organização salienta ainda que a compra de habitação pelos estrangeiros ascende a cerca de 12% do valor total das transações do mercado, sobretudo nas regiões do Algarve, Lisboa e Porto. E enquanto a procura de não residentes continua, entre os portugueses, a perda de poder de compra acompanhada por uma subida das taxas de juros vão conduzir a uma redução de compra de habitação. Depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Comissão Europeia, a OCDE é já a terceira instituição a alertar para o risco da crise na habitação provocar instabilidade no sistema financeiro (ECO digital, texto da jornalista Ana Petronilho)

Sem comentários: