domingo, março 05, 2023

Vaticano: Cardeais e bispos vão começar a pagar renda pelos apartamentos onde vivem, decide Papa Francisco

O Papa Francisco decretou que os cardeais e bispos vão começar a pagar renda pelos apartamentos onde vivem no Vaticano e decidiu que nenhum líder da Cúria pode ter uma propriedade pertencente à Santa Sé “gratuitamente ou em condições particularmente favoráveis”, de acordo com o jornal italiano ‘Il Gazzetino’. O ‘Rescriptum’, ou seja, o novo regulamento imposto, que ainda não foi oficialmente confirmado pelo gabinete de imprensa do Vaticano, ordena “a abolição de alojamento gratuito e vantajoso para cardeais, chefes de dicastérios, presidentes, secretários, subsecretários, executivos, auditores e seus equivalentes”. Ainda que o documento não faça referência à possibilidade de despejos, menciona que os arrendamentos habitacionais serão revistos, como estipulado, sem prejuízo para os contratos existentes. O Papa apelou a que todos façam “um sacrifício extraordinário para atribuir maiores recursos à missão da Santa Sé” o que, na sua ótica, deve começar pelo pagamento de renda dos apartamentos ocupados, em alguns casos situados mesmo em grandes palácios do Vaticano.

Nas mudanças inclui-se também a aplicação de rendas aos que não trabalham ou não prestam serviço à Santa Sé ou ao Estado da Cidade do Vaticano. A nova disposição “não tem qualquer efeito nas instalações já concedidas à data da sua entrada em vigor e, portanto, os contratos já estipulados antes da entrada em vigor da presente disposição continuarão até à sua expiração natural, mas só poderão ser prorrogados ou renovados em conformidade com as disposições acima referidas”, esclarece o novo regulamento.

Esta regra estende-se a todas as “propriedades pertencentes às Instituições e Entidades que se referem à Santa Sé” e visa aumentar “os rendimentos provenientes da gestão de bens imóveis”, esclareceu o Pontífice. A adoção desta medida económica tem como objetivo equilibrar o défice no balanço da Santa Sé nos últimos anos, que tem sido agravado pela pandemia da Covid-19, e junta-se agora à decisão do Papa de realizar um corte nos salários na Cúria Romana, que atingiu 10% no caso dos cardeais (Multinews, texto da jornalista Beatriz Maio)

Sem comentários: