terça-feira, janeiro 18, 2022

Covid-19: pandémica ou endémica? Europa começa o debate sobre como viver com o vírus

A Ómicron tem sido a responsável pela onda mais explosiva que assolou o continente europeu desde o início da pandemia da Covid-19. A nova variante desencadeou um número de infeções a um nível sem precedentes em questão de dias. Mais contagiosa mas também mais suave, a Ómicron é responsável por uma menor fatalidade e menores hospitalizações por entre uma população mais globalmente imunizada, seja através das vacinas seja por infeções prévias. Chegou pois a hora de pensar no novo normal? O debate já se instalou na Europa, com países como a Espanha já a propor uma mudança de estratégia e a monitorizar a Covid-19 como se fosse uma gripe comum.

A redução da quarentena e do isolamento que muitos países já aprovaram atualmente aponta nessa direção: a sociedade não pode viver permanentemente em estado de emergência ou colocar em risco a atividade económica e os serviços públicos, argumentam. Membros do Governo de Boris Johnson estão claramente comprometidos em começar a tratar a Covid-19 no Reino Unido como uma doença endémica. Em Espanha propõe-se parar a testagem e contabilizar cada caso e passar para uma vigilância semelhante à da gripe, na qual uma rede de médicos sentinela serve como testemunha para saber como o vírus progride.

A maioria dos especialistas e países como França e Alemanha consideram que ainda é cedo para falar de uma doença endémica (uma doença com alta prevalência e constante ao longo do tempo) mas há cada vez mais vozes que pedem a sua preparação. A agência europeia de saúde pública (ECDC) endossa a estratégia espanhola. “O ECDC encoraja os países a fazer a transição de um sistema de vigilância de emergência para outros mais sustentáveis ​​e orientados para objetivos”, disse um porta-voz da organização ao jornal espanhol ‘El País’. “Esperamos que mais estados-membros queiram mudar para uma abordagem de vigilância sustentável a longo prazo”, acrescentou.

Não é apenas a maior ‘leveza’ da Ómicron que está a impulsionar a mudança de estratégia – a sua contagiosidade explosiva colocou o sistema no limite. “A proposta espanhola faz sentido porque o rápido aumento da incidência torna impossível o rastreamento de contactos e sobrecarrega as capacidades de diagnóstico”, apontou Eva Grill, epidemiologista da Universidade Ludwig Maximilian, em Munique. Os laboratórios alemães alertaram esta semana que estão a atingir o seu limite. Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch para Doenças Infeciosas, anunciou na passada sexta-feira que terá de ser tomada uma decisão sobre quem recebe um teste PCR.

A Comissão Europeia está relutante em mudar a abordagem abertamente proposta pelo Reino Unido e por Espanha. “A Agência Europeia de Medicamentos e a OMS indicaram que, embora a Ómicron possa promover uma maior imunidade natural que seria adicionada à das vacinas e poderia ser um primeiro passo em direção a um cenário quase endémico, ainda não estamos nessa fase e o vírus ainda se comporta como um perigoso vírus pandémico”, referiu um porta-voz da comissária Stella Kyariakides. “Ainda estamos no meio de uma pandemia”, enfatizou.

Marco Cavalieri, responsável pela estratégia de vacinação da Agência Europeia de Medicamentos, respondeu à proposta de Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, chamando-a de precipitada. “A Ómicron é altamente contagiosa e causa alto número de pessoas infetadas. É importante estar ciente de sua carga potencial e não subestimá-la como uma doença leve”, insistiu.

A OMS também não tem pressa em mudar o modelo. No seu último relatório, a organização calcula que mais de 50% da população europeia – cerca de 250 milhões de pessoas – terá sido infetada com a Covid-19 nas próximas seis a oito semanas. “Temos de ser muito cautelosos com as previsões sobre o futuro”, disse Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa, que considerou “prematura” a proposta espanhola.

A Espanha também não é a favor de mudar a sua estratégia agora mas de começar a agir quando a sexta onda terminar – deixar de gerenciar a pandemia com os indicadores que foram usados ​​até agora. “Sem dúvida, é hora de abrir o debate”, diz Eva Grill, que só vê três opções possíveis. A primeiro, controlo e mitigação rigorosos, como faz a China. “Para a Europa, não é viável nem aceitável agora”, explicou. Outra possibilidade seria “simplesmente seguir o fluxo”, ou seja, abolir as medidas de mitigação, reduzir as quarentenas e deixar de fazer o rastreio de contactos. “Seria potencialmente viável em países com altas taxas de vacinação ou imunização. Mas haveria um preço alto, pelo menos para os não vacinados.”

A Alemanha optou por um caminho “intermédio”, com certificados da Covid-19 em restaurantes, lazer e lojas, testes de antigénios e a obrigatoriedade do uso de máscaras FFP2 nos transportes. Neste momento, o Governo alemão não parece disposto a reduzir as restrições mas pode apertá-las se as taxas de hospitalização voltarem a subir. A medida, para a epidemiologista, pode funcionar se for complementada por um sistema de alerta rápido que leve em consideração a incidência e os internamentos em cuidados intensivos (Multinews, texto do jornalista Francisco Laranjeira)


Sem comentários: