quinta-feira, fevereiro 13, 2020

Pensões pagas em Oeiras 60% acima da média nacional

Os dados do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que os pensionistas do concelho de Oeiras recebem mais 60% do que a média. A análise dos dados do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online revela que o valor pago em pensões de invalidez, velhice e sobrevivência atingiu os 16 mil milhões de euros em 2017, mais 35% do que o contabilizado dez anos antes.
O número de pensionistas, pelo seu lado, cresceu 6.8% no mesmo período, passando de um total de 2,8 milhões em 2007 para 3 milhões em 2017. Estes números significam que, em 2017, os montantes médios mensais rondam os 440 euros por pensionista, mais 26% do que o observado há dez anos. Os dados disponíveis mostram ainda que este valor médio é muito assimétrico no país, com os montantes mais elevados a serem observados no concelho de Oeiras, que regista um valor 2,6 vezes superior aos do concelho de Vimioso.
Enquanto em Oeiras os pensionistas da Segurança Social têm pensões médias de 703 euros mensais, em Vimioso essa prestação mensal não supera os 274 euros por pensionista. Face ao verificado dez anos antes, foi nos concelhos de Porto Santo, Vila do Porto, Santa Cruz das Flores, Vila da Praia da Vitória e Loulé que se observou um maior aumento no valor médio das pensões por pensionista, entre 37.9% e 51.9%. Pelo contrário, nos concelhos de Melgaço, Vila Nova de Paiva, Montalegre, Vimioso e Corvo este aumento não excedeu os 13% face à última década (Marktest.com, Fevereiro de 2020)

Sem comentários: