O certificado foi assinado por Maria José Moura, secretária-geral da UIFF e militante do PS, quando a universidade já estava em fase de extinção. Não foi possível apurar até ao fecho desta edição de quem foram as outras duas assinaturas para validar as habilitações académicas de André Figueiredo, que nos últimos anos foi o responsável no Largo do Rato pela organização do aparelho do Partido Socialista. Era um dos homens de confiança de José Sócrates.
Contactado pela SABADO, André Figueiredo apenas disse: "Este assunto é alvo de dois processos-crime, respeito o segredo de justiça e estou muito tranquilo sobre a transparência da minha vida nesse aspecto." Maria José Moura respondeu: "Não sei. Não me recordo".
Em 2004 e 2005, André Figueiredo chegou a assinar pareceres, como se fosse jurista, em nome da Comissão Nacional de Eleições (CNE), mas sem ter o curso concluído, como a SABADO noticiou em Dezembro. A UIFF fechou em finais de 2009 Em Outubro de 2010, Maria José Moura, que tinha validado as habilitações literárias de André Figueiredo, foi nomeada secretária pessoal do presidente da CNE, o juiz conselheiro Fernando Costa Soares. Por sua vez, o advogado e socialista Nuno Godinho de Matos, membro e porta-voz da CNE, foi o relator de todos os processos no Conselho de Jurisdição Nacional (CIN) do PS sobre os problemas verificados nas eleições distritais de Coimbra em 2010, em que o ex-responsável pela organização do PS foi acusado por Vítor Baptista, do PS Coimbra, de alegada compra de votos nas eleições internas do partido. Foi escolhido por ser especialista em legislação eleitoral. Ao contrário do que é norma, não foi sorteado, disse à SABADO Ramos Preto, presidente do CIN do PS.
O CJN nunca deu razão a Baptista. Também foi Nuno Godinho de Matos o responsável da CNE pelas respostas às questões da SABADO sobre os pareceres de André Figueiredo sem ter a licenciatura. A CNE nunca explicou como lhe foi possível fazer esses pareceres jurídicos. Godinho de Matos também diz não fazer ideia de como Maria José Moura foi nomeada secretária do presidente da CNE” (texto do jornalista da revista Sábado, Vítor Matos, 18 de Agosto de 2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário