terça-feira, julho 05, 2011

ERC: as deliberações lidas e as outras

Logo pela manhã, porque gosto de manter-me informado, foi ao site da ERC para ter acesso à tal deliberação sobre o JM - a publicitação de um comunicado de um sindicato médico que o DN local de hoje se encarregou de difundir - que mereceu destaque de primeira página. A primeira constatação é que se tratou d euma delibveralção de 15 de Junho que pelos vistos demorou mais de trêss semanas a ser localizada. O problema é que nesse mesmo dia vinham outras deliberações:




2. Procedência da queixa de Roberto Narciso Andrade Fernandes contra o jornal Diário de Notícias da Madeira referente a peças consideradas pelo queixoso como atentatórias da sua honra e do seu bom-nome pessoal e profissional (Disponível para consulta)

10. Chamada de atenção ao Jornal da Madeira para a necessidade de observar os princípios constitucionais da liberdade de expressão e da não discriminação no que toca à comercialização de espaços do jornal, na sequência de participação do SIM - Sindicato Independente dos Médicos (Disponível para consulta)

Resolvi andar uns dias para trás e nas deliberações de 8 de Junho também encontrei:

1. Deferimento parcial condicionado do recurso de Magno Vieira Rodrigues contra o jornal Diário de Notícias - Madeira por denegação do direito de resposta e de rectificação motivado por notícia intitulada «Treinador da ‘casa’ estraga tudo», publicada na página 38, da edição de 23 de Janeiro de 2011 (Disponível para consulta)

***

DELIBERAÇÕES ADOPTADAS PELO CONSELHO REGULADOR NA REUNIÃO DE 1 DE JUNHO DE 2011


1. Procedência do recurso de Empresa Jornal da Madeira, Lda. contra o jornal “Diário de Notícias da Madeira” (Disponível para consulta).


O único comentário que me ocorre fazer é este: no mesmo dia e no mesmo sumário de decisões, como é possivel ler e divulgar apenas a deliberação da ERC que "pica" o Jornal da Madeira, quando era dada provimento a outra que em nada beneficiava a imagem de quem assim procedeu?

Sem comentários: