terça-feira, outubro 12, 2010

Bons conselhos: 5 dicas para baixar a factura da compra de carro

Do Económico, com a devida vénia:
"Como em qualquer outro investimento, deverá ouvir várias propostas, junto de vários concessionários da mesma marca, sem esquecer os bancos. Antes de fechar negócio importa conhecer as melhores soluções do mercado. Visitar vários ‘stands' da mesma marca ou saber negociar com o banco podem poupar-lhe várias centenas de euros.
1. Comece por negociar o preço do automóvel em vários stands da mesma marca. A Deco aconselha: "Como os vendedores trabalham à comissão e ganham em função do número de carros vendidos, não esconda que pretende sondar o preço em vários locais. Tal motivá-los-á a reduzir a sua margem, para dar um desconto maior". Se tiver um carro antigo pode ainda tentar negociar a troca.
2. Da mesma forma, também o financiamento é passível de ser negociado junto do ‘stand'. Os concessionários trabalham com uma margem face à margem fixa estabelecida para a financeira. Logo têm também espaço de manobra para baixar o custo do financiamento. Novamente compare as condições oferecidas e faça saber que pretende ouvir outras propostas.
3. Não aceite o financiamento junto da marca automóvel sem ouvir primeiro o que os bancos têm para oferecer. Comece por se dirigir ao seu banco. Antiguidade, historial de bom cliente e produtos ou serviços contratados: use-os a seu favor. A Deco deixa a dica: "Se necessário, peça simulações junto de outros bancos e apresente-as como trunfo.
4. Atenção aos prazos de financiamento. Prazos dilatados diminuem a prestação mensal mas encarecem o empréstimo. O ideal será dar uma entrada elevada e contratar prazos curtos. Evite os períodos de carência e o diferimento de capital: reduzem a prestação mensal tornam o empréstimo mais caro.
5. Na altura de comparar propostas olhe sempre para a TAEG. Esta é a taxa que reflecte o custo total do empréstimo”.

Sem comentários: