Os dados do Barómetro Político Marktest de Junho mostram uma quebra no saldo de imagem de todos os líderes partidários com assento parlamentar, destacando-se o Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, com um Saldo de -31%. Em Junho, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o que obteve o saldo de imagem mais elevado (12%), registando contudo, uma quebra mensal de 9.4 pontos percentuais.Paulo Portas, líder do CDS-PP, manteve a segunda posição, com um saldo de imagem de 4% (uma quebra mensal de 1.9 pontos percentuais).
Apesar do saldo negativo de -6,6% (menos 1.5 pontos percentuais, relativamente a Maio), Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, alcançou o terceiro lugar em termos de saldo de imagem. Também com imagem negativa, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, não foi além da quarta posição, com um saldo de -7,2% (menos 3.8 pontos percentuais, relativamente a Maio). José Sócrates, Primeiro-ministro e líder do PS, manteve-se na última posição, sendo o líder partidário com o saldo de imagem mais baixo: -31%. Cavaco Silva, Presidente da República, apresentou em Junho uma quebra significativa no seu saldo de imagem face o mês anterior (25,4%, uma descida mensal de 7.4 pontos percentuais). Este foi o valor mais baixo apresentado pelo Presidente da República, igualando o saldo de Fevereiro de 2010. O gráfico permite acompanhar a evolução da avaliação da actuação destas personalidades:
O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas. (fonte: Marktest.com, Julho de 2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário