quarta-feira, julho 21, 2010

Nova quebra no saldo de imagem de Sócrates

Os dados do Barómetro Político Marktest de Junho mostram uma quebra no saldo de imagem de todos os líderes partidários com assento parlamentar, destacando-se o Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, com um Saldo de -31%. Em Junho, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o que obteve o saldo de imagem mais elevado (12%), registando contudo, uma quebra mensal de 9.4 pontos percentuais.Paulo Portas, líder do CDS-PP, manteve a segunda posição, com um saldo de imagem de 4% (uma quebra mensal de 1.9 pontos percentuais).

Apesar do saldo negativo de -6,6% (menos 1.5 pontos percentuais, relativamente a Maio), Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, alcançou o terceiro lugar em termos de saldo de imagem. Também com imagem negativa, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, não foi além da quarta posição, com um saldo de -7,2% (menos 3.8 pontos percentuais, relativamente a Maio). José Sócrates, Primeiro-ministro e líder do PS, manteve-se na última posição, sendo o líder partidário com o saldo de imagem mais baixo: -31%. Cavaco Silva, Presidente da República, apresentou em Junho uma quebra significativa no seu saldo de imagem face o mês anterior (25,4%, uma descida mensal de 7.4 pontos percentuais). Este foi o valor mais baixo apresentado pelo Presidente da República, igualando o saldo de Fevereiro de 2010. O gráfico permite acompanhar a evolução da avaliação da actuação destas personalidades:


O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas. (fonte: Marktest.com, Julho de 2010)

Sem comentários: