quinta-feira, julho 01, 2010

Jornalismo: Correio da Manhã na maior...

Li no Correio da Manhã que "o 'Correio da Manhã' vendeu uma média diária de 120 849 jornais nos primeiros quatro meses de 2010, mais 8817 do que em igual período do ano passado. Segundo os dados oficiais da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem (APCT), o líder de vendas da imprensa portuguesa foi um dos cinco a melhorar resultados, juntamente com o diário desportivo 'Record', o semanário 'Sol' e as newsmagazines 'Visão' e 'Focus'. A subida de vendas do 'Correio da Manhã' deu-se numa conjuntura desfavorável para a imprensa diária: o 'Jornal de Notícias' caiu de 97 101 para 81 418 exemplares, o 'Público' desceu de 31 274 para 26 723, o 'Diário de Notícias' passou de 36 271 para 25 099 e o '24 Horas' - que saiu hoje para as bancas pela última vez - teve 15 939 cópias vendidas por dia nos primeiros quatro meses de 2010, menos de metade do que os 32 750 do período homólogo. Já o 'i', que não existia no início de 2009, vendeu apenas 7520 exemplares em banca. Entre os diários desportivos, o 'Record' subiu ligeiramente, de 64 673 para 66 722 exemplares por dia, e 'O Jogo' recuou de 26 885 para 25 815. 'A Bola' continua a recusar-se a ser auditada pela APCT. Na imprensa generalista semanal, o 'Expresso' continua à frente apesar de ter descido de 105 192 para 103 448 mas viu o 'Sol' subir de 33 198 para 48 192 exemplares. Entre as 'newsmagazines' a 'Visão' aumentou as vendas em banca de 51 609 para 52 556 revistas, ultrapassando a 'Sábado', que desceu de 57 994 para 50 761. Ligeira subida teve a 'Focus', passando de 9033 para 9150. No segmento da informação económica, ambos os diários pagos desceram em relação aos primeiros quatro meses de 2009: o 'Díário Económico' passou de 5240 para 4207 exemplares e o 'Jornal de Negócios' baixou de 3019 para 2499".

Sem comentários: