Em Maio de 2010, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,5 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma subida mensal de 2.9% e uma descida homóloga de 4.0%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Maio de 2010 não está ainda concluído para todos os meios. A L'Oreal Portugal sobe à liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, dois meses depois de ter abandonado este lugar. Em Maio foi responsável por um share of voice de 3.3% face ao total do mercado publicitário e de 9.1% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever baixou para segundo, com um share of voice de 3.0% face ao total do mercado publicitário e de 8.2% face ao total dos 20 mais. O Modelo Continente mantém-se em terceiro, responsável por 2.9% do investimento publicitário total e por 8.1% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Maio.
No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 36.3% do valor publicitário registado em Maio de 2010, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 10 empresas da área do grande consumo, 3 das telecomunicações, 3 da distribuição, um banco e 3 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 89.6% dos seus budgets. Ao outdoor atribuíram 4.5%, para a imprensa dirigiram 4.2%, à rádio 1.4% e ao cinema 0.2%. De Janeiro a Maio de 2010, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 74.9%. A imprensa captou 15.0% dos montantes totais, cabendo 10.0% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Maio de 2010 (fonte: Marktest.com, Junho de 2010).
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